APLICAÇÃO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA

Autores

  • Fidelina Maria Candido Pinto IFTM
  • Giovana Caroline Pinto UNIUBE
  • Leticia de Melo Bernardi UFTM
  • Sandro Lucio da Silva IFTM

Palavras-chave:

Aprendizagem, matemática, tecnologias.

Resumo

As dificuldades apresentadas ao longo do processo de aprendizagem da matemática, principalmente no ensino fundamental, podem ser compreendidas através de vivências e experiências na prática, e com a geometria não é diferente. O descaso inicia-se na formação dos professores, com o desinteresse pela área e o avanço para a sala de aula, onde os conceitos são repassados aos alunos de forma superficial, gerando assim, baixos índices de aproveitamento e uma aversão pelas ciências exatas. Diante dessa dualidade, buscamos com esse trabalho, investigar a aplicação de habilidades e recursos tecnológicos com métodos interativos, objetos manipuláveis e o gerenciamento das aulas com propostas facilitadoras e motivadoras no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. A pesquisa foi aplicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, dividida em duas etapas: na primeira, foi feita uma observação de campo sobre a apresentação da disciplina e, na segunda, foi aplicado questionário diagnóstico com cinco questões englobando situações-problema e desafios. Ao final da pesquisa foi aplicado o mesmo questionário para confrontar as respostas dos alunos participantes. Os resultados desse estudo mostram em primeiro instante, a dificuldade na leitura do problema proposto, porém, aplicando uma sequência didática e cooperativa, com a utilização de recursos tecnológicos educativos, observamos que os alunos se tornaram mais ativos e reflexivos.

Referências

FUCKS, W. R. Matemática Moderna. São Paulo: Polígon, 1970.

Geogebra. Software gratuito para o ensino e aprendizagem da matemática. Disponível em: <http://www.geogebra.org/cms/pt_BR>. Acesso em 18 abr. 2018.

HELENA, R. F. S. Uma Proposta para o Ensino de Geometria na Educação de Jovens e Adultos com o Uso de Mídias Digitais. 2015. Disponível em:

. Acesso em: 01 jun. 2018.

MACHADO, P. F. Fundamentos de Geometria Plana, Belo Horizonte: CAEDE-UFMG. 2012. Disponível em: <http://www.mat.ufmg.br/ead/acervo/livros/Fundamentos_de_geometria_plana.pdf>. Acesso em 06 abr. 2018.

NOÉ. M. Geometria Plana. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/matematica/geometria-plana.htm>. Acesso em: 25 mai. 2018.

NUNES, R. C. S.A Educação Matemática nos Anos Iniciais: Análise de necessidades de formação profissional de docentes no contexto do SARESP. 2014. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/110895/000793974.pdf?sequence=1>. Acesso em: 05 mai 2018.

ROSA, F.S. Novas Tecnologias no Ensino da Geometria Plana. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre. 2011. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31601/000782656.pdf?sequence=1>. Acesso em: 02 jun. 2018.

SILVA, L. S. C. O Teorema de Morley. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=996. Acesso em: 11 mai. 2018.

Downloads

Publicado

08/02/2019

Como Citar

Pinto, F. M. C., Pinto, G. C., Bernardi, L. de M., & Silva, S. L. da. (2019). APLICAÇÃO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/529

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)