DE PLATÃO À CORTELLA: BREVE HISTORIOGRAFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
Resumo
Este artigo versa sobre reflexões propiciadas no primeiro capítulo da dissertação de mestrado de Santos, orientado por Estevam. O tema debatido neste texto aborda o levantamento da história do ensino de filosofia, buscando trazer luz a questões relacionadas ao modo como esta estrutura do pensar humano foi se formatando até chegar as salas de aula. Por meio da explicitação breve do percurso historiográfico realizado, considerando alguns filósofos e professores contemporâneos em filosofia, o texto apresentará a História do Ensino de Filosofia, no Brasil, nos últimos 50 anos. Tais debates serão realizados por meio da apresentação dos principais momentos deste processo e suas ideologias. Ao fim da leitura concluímos que a inserção da filosofia como disciplina, o modo como ela é ensinada e as temáticas as quais se dedicam, são questões que se encontram permeadas por propostas sociais e políticas que dão alicerçam e atribuem valor ao que se deve ter como necessário ou não no que cerne o processo ensino/aprendizagem.
Referências
BRASIL. Novo Ensino Médio. Ministério da Educação, 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kdERkLO3eTs>. Acessado em 3 maio 2017.
BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acessado em 3 de maio 2017.
CARVALHO, Marcelo; SANTOS, Marli dos. O Ensino de Filosofia no Brasil: três gerações. In: BRASIL. Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino Médio: Filosofia. Brasília. 2010. p. 13-44.
CORTELLA, Mario Sérgio. O que a vida me ensinou. São Paulo: Saraiva, 2009.
GADOTTI, Moacir. História das ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2008. p. 261-263)
LIVRARIA DA FOLHA. Leandro Karnal Analisa Reforma do Ensino Médio. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2016/11/1830545-leandro-karnal-analisa-reforma-do-ensino-medio-leia-entrevista.shtml>. Acessado em 03 maio 2017.
NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OLIVEIRA, Guilherme Magalhães Vale de Souza. Da popularização da filosofia à expertise filosófica: uma problematização do papel do intelectual na mídia (Revista Cult 1997-2013). São Paulo: s.n., 2015, p.26-30.