DE PLATÃO À CORTELLA: BREVE HISTORIOGRAFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL

Autores

  • Diego Basto Santos IFTM
  • Humberto Marcondes Estevam Prof. Dr. Orientador Mestrado Profissional Educação Tecnológica - IFTM

Resumo

Este artigo versa sobre reflexões propiciadas no primeiro capítulo da dissertação de mestrado de Santos, orientado por Estevam. O tema debatido neste texto aborda o levantamento da história do ensino de filosofia, buscando trazer luz a questões relacionadas ao modo como esta estrutura do pensar humano foi se formatando até chegar as salas de aula. Por meio da explicitação breve do percurso historiográfico realizado, considerando alguns filósofos e professores contemporâneos em filosofia, o texto apresentará a História do Ensino de Filosofia, no Brasil, nos últimos 50 anos. Tais debates serão realizados por meio da apresentação dos principais momentos deste processo e suas ideologias. Ao fim da leitura concluímos que a inserção da filosofia como disciplina, o modo como ela é ensinada e as temáticas as quais se dedicam, são questões que se encontram permeadas por propostas sociais e políticas que dão alicerçam e atribuem valor ao que se deve ter como necessário ou não no que cerne o processo ensino/aprendizagem.

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Publicado

24/08/2017

Como Citar

Santos, D. B., & Estevam, H. M. (2017). DE PLATÃO À CORTELLA: BREVE HISTORIOGRAFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/345