UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS PARA AUXILIO AO ESTUDO E COMPARTILHAMENTO DE APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS

Autores

  • Rodrigo Augusto dos Santos Paula IFTM - Campus Uberaba Mestrando em Educação Tecnológica
  • Cleber Ferreira Oliveira IFTM - Campus Uberaba Mestrando em Educação Tecnológica
  • Hugo Leonardo Pereira Rufino IFTM - Campus Uberaba Orientador

Resumo

Devido a grande utilização de Smartphone pelos alunos nas instituições de ensino, será de grande vantagem utilizar estes aparelhos como ferramenta de apoio ao aprendizado deles mesmos. Fazendo com que eles desenvolvam seus próprios aplicativos, utilizando ferramentas gratuitas e de fácil manuseio que dispensa conhecimentos prévios de programação de computadores. Estes aplicativos desenvolvidos por eles mesmos poderão possuir conteúdos específicos, de acordo com as suas necessidades em determinadas disciplinas. Estes mesmos aplicativos podem ser compartilhados com seus próprios colegas, estimulando a todos o desejo de criarem também os seus próprios aplicativos, criando assim todo um ciclo de aprendizagem compartilhada e de inteligência coletiva.

Referências

VALENTIM, Hugo (2009). Para uma Compreensão do Mobile Learning. Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. Tese de mestrado em Gestão de Sistemas de

Elearning, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

MIT - Massachusetts Institute of Technology. (2012) “MIT App Inventor”,

http://appinventor.mit.edu/, (acesso em 02/05/2017).

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Paula, R. A. dos S., Oliveira, C. F., & Rufino, H. L. P. (2017). UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS PARA AUXILIO AO ESTUDO E COMPARTILHAMENTO DE APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/344