ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM

Autores

  • Vinícius Augusto Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Eleide Leile de Andrade Paiva Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Luciane Magda Melo Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

Nosso projeto teve como principal objetivo nivelar as defasagens em conteúdos matemáticos referentes ao ensino fundamental dos alunos ingressantes no IFTM – Campus Patos de Minas, ademais também foram realizadas oficinas que atenderam não somente alunos ingressantes e sim quaisquer alunos que demonstrassem dificuldades nos conteúdos abordados. Contamos também com a aplicação de duas avaliações que mostraram que a maioria dos alunos possuíam uma grande dificuldade nos descritores D34 (Resolver um problema com sistema de 1° grau), D18 (Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação), D32 (Resolver uma equação do 2º grau) e D35 (Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem), além disso o questionário indicou que a maioria dos alunos consideravam o fator “relação professor-aluno” o mais decisivo para o aprendizado. Com a finalização do projeto e a aplicação da segunda prova juntamente com o questionário foi notado uma melhoria nas defasagens apresentadas no início do projeto e além disso também foi notável como os alunos aproveitaram e acharam de extrema importância as aulas de Nivelamento, mostrando assim que nosso projeto se mostrou uma ferramenta de ajuda de dois gumes contribuindo tanto para a equipe de pesquisa quanto para os alunos que participaram do projeto.

 

Biografia do Autor

Vinícius Augusto Oliveira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Estudante do Instituto Federal do Triângulo Mineiro no ensino médio integrado com o curso em eletrotécnica.

Referências

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Publicado

24/08/2017

Como Citar

Oliveira, V. A., Paiva, E. L. de A., & Melo, L. M. (2017). ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/341