AVALIAÇÃO CENTESIMAL E SENSORIAL DA GELEIA DE MORANGO COM ADIÇÃO DE SEMENTE DE MAMÃO (C.Papaya)
Resumo
Devido à industrialização do mamão, uma grande quantia de resíduos é gerada, dentre esses estão suas sementes, que na maioria das vezes não são aproveitadas e acabam sendo descartadas de forma irregular, e a utilização desses resíduos na produção de novos produtos é de suma relevância, pois reduzirá a quantidade de resíduos do mamão a serem descartados no meio ambiente. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e avaliar as características tecnológicas da geleia de morango com adição de sementes de mamão. As análises foram realizadas no laboratório de bromatologia do IFTM- Campus Uberaba. O experimento foi conduzido utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado (DIC) empregando quatro tratamentos T1 (0% de sementes desidratada); T2 (5% de sementes desidratada); T3 (10% de sementes desidratada); T4 (15% de sementes desidratada) com três repetições para as variáveis fibra bruta, umidade, proteína, cinzas, lipídios e carboidratos. Dos atributos sensoriais utilizou-se o delineamento em blocos casualizados. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a (p>0,05) usando o programa estatístico Sisvar. Nas análises de cinzas e proteínas observaram-se diferenças significativas entre os tratamentos, assim como para os teores de fibra bruta. A semente do mamão agregou valor nutritivo às geleias de morango. As geleias obtiveram uma ótima aceitação sensorial, ou seja, não foram depreciadas até mesmo na maior concentração de sementes (15%). A utilização de semente de mamão apresenta-se como uma boa alternativa para o aproveitamento de resíduos oriundos da industrialização do mamão.
Referências
FERREIRA, D.F. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35, n.6, p.1039-1042, 2011.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. São
Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 1985.
JORGE, N.; MALACRIDA, C. R. Extratos de sementes de mamão (caricaPapaya L.) Como fonte de antioxidantes naturais. Revista Alimentos e Nutrição, Araraquara, v.19, n.3, p. 337-340, jul./set. 2008.
MEILGAARD, M.; CIVILLE, G. V.; CARR, B. T. Sensory evaluation techniques. Boca Raton: CRC Press, 1987. 159p.
PORTAL EMBRAPA: Mamão. Disponível em: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mamao> Acesso em 15 mar de 2017.
TEIXEIRA, E.; MEINERT, E. M.; BARBETTA, P. A. Análise sensorial de alimentos. Florianópolis: UFSC, 1987. 180 p.