O DISCURSO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOBRE A INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS.
Resumo
O presente trabalho, fundamentado na Análise do Discurso francesa, se propõe analisar, entre outros aspectos, as concepções de integração que permeiam os discursos do sujeito-professor de Geografia, a partir de sua experiência como docente. O objetivo é verificar se a dualidade histórica, que acompanhou por muito tempo a realidade brasileira, que se caracterizava por um ensino propedêutico versus um ensino técnico ainda é encontrada. Visto que, no ensino médio integrado deve-se buscar a integração entre a educação profissional técnica e o ensino médio. Porém, será que o sujeito-professor de Geografia possui essa concepção integradora? Ou os erros do passado estão sendo reproduzidos atualmente? A metodologia aplicada verificará se a importância, que ainda se dá ao ensino profissional é mínima se comparada ao valor atribuído ao ensino médio regular. A escolha pelo sujeito-professor de Geografia se fez por considerar a Geografia uma ciência que proporciona aos alunos uma compreensão mais aprofundada da realidade, permitindo uma interferência mais consciente e propositiva no desenvolvimento da cidadania. A ciência geográfica é uma das poucas ciências que transpassa outras ciências afins, o que possibilita uma maior interdisciplinaridade. Como resultados, pretendemos atestar que a dualidade tão característica da educação brasileira pode ainda persistir na prática educacional.
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 22 abr.2017
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. v. 5, Brasília: MEC/SEF, 1997b.
CIAVATTA, M. A. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v. 3, n.3, 2005.
MARX, K. ENGELS. F. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas: Navegando, 2011.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v.2, p.1-27, 2007.