A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTOS PRELIMINARES ENTRE OS ALUNOS DO IFTM/PATOS DE MINAS

Autores

  • Luis Fernando Tosta Barbato Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Nathália Gaya Souza Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi entender como os alunos do Ensino Médio percebem a pesquisa, atividade, em geral, distante de suas realidades escolares. A partir de dados que apontam que a pesquisa realizada durante o Ensino Médio contribui de maneira significativa para o desenvolvimento dos alunos que com ela estão envolvidos, buscamos, através da aplicação de questionários aos alunos do Ensino Médio Integrado do IFTM, campus Patos de Minas, entender como esses alunos concebem a pesquisa, identificando, principalmente, as principais dificuldades que encontram e quais os benefícios que percebem em realizá-la. Os resultados foram significativos no sentido de mostrar que os alunos, mesmo no Ensino Médio, já possuem uma noção preliminar da importância da pesquisa para o desenvolvimento de uma série de habilidades, mas que, no entanto, também encontram uma série de dificuldades para desenvolvê-la já no Ensino Médio. Desta maneira, essa pesquisa procurou contribuir para o fomento de políticas educacionais que visem combater essas dificuldades e assim desenvolver a pesquisa no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Luis Fernando Tosta Barbato, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patos de Minas.

Nathália Gaya Souza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Estudante do curso de Logística Integrado ao Ensino Médio no IFTM, campus Patos de Minas.

Referências

BARBATO, Luis Fernando Tosta. A Iniciação Científica em História no Ensino Médio Integrado: reflexões sobre o seu papel no ensino. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton. (Org.). Por um outro amanhã: apontamentos sobre aprendizagem histórica. Rio de Janeiro/União daVitória: Edição Ebook LAPHIS/Sobre Ontens, 2016.

FAVA-DE-MORAES, Flavio; FAVA, Marcelo. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. In. São Paulo em Perspectiva, 14(1), 2000.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre Iniciação Científica no Brasil: uma revisão. In. Cadernos de Pesquisa. v. 40, nº 39, jan./abr., 2010.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Tosta Barbato, L. F., & Gaya Souza, N. (2017). A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTOS PRELIMINARES ENTRE OS ALUNOS DO IFTM/PATOS DE MINAS. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/321