CARACTERIZAÇÃO DO LEARNING ANALYTICS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são largamente utilizados como plataforma apoiadora ao ensino e aprendizagem. Acompanhada do avanço tecnológico, inúmeras disrupturas foram impostas na sociedade, uma delas é chamada de Big data, que basicamente utiliza ferramentas, processos e procedimentos que permitem organizar, criar, manipular e gerenciar grandes conjuntos de dados e seu armazenamento. (Kusnetzky, 2010). Este trabalho objetiva apresentar o conceito de Big Data, focado no âmbito educacional, onde é denominado Learning Analytics. Apresentamos as vantagens, aplicações atuais e os principais obstáculos para colocar em prática no contexto educacional. Disseminando esta prática para desenvolver discussões críticas enquanto ao uso das técnicas e metodologias culminando na utilização como suporte ao processo de ensino e aprendizagem de maneira analítica.Referências
BEZERRA, Eduardo. Exemplos de aplicações de data mining no mercado brasileiro. 2016. Computer Word Disponível em: <http://computerworld.com.br/exemplos-de-aplicacoes-de-data-mining-no-mercado-brasileiro> Acesso em 17 jan. 2017.
BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2014.pdf>. Acesso em 13 jan. 2017.
BROWN, Malcolm. Learning analytics: moving from concept to practice. EDUCAUSE Learning Initiative.2012. Disponível em: < http://www.educause.edu/library/resources/learning-analytics-movingconcept-practice>. Acesso em 03 jan. 2017.
CABENA, Peter, HADJINIAN, Pablo, STADLER, Rolf, VERHEES, Jaap, ZANASI, Alessandro. 1998. Discovering data mining: from concept to implementation. Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, NJ, USA. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/d9d6/409fd3afab3662dc79f5ab64536d5e877fbb.pdf> Acesso em 09 fev. 2017.
CHATTI, Mohamed Amine et al., v. 4, n. 5-6, p. 318-331, 2012. A reference model for learning analytics. International Journal of Technology Enhanced Learning
CONEGLIAN, Caio Saraiva. Big Data: fatores potencialmente discriminatórios em análise de dados. 2017. São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/62122/38901>. Acesso em 17 dez. 2017.
DIMOPOULOS, I. et al. Using Learning Analytics in Moodle for assessing students performance. In: Sousse: 2nd Moodle Research Conference, 2013. p. 41.
DYCKHOFF, Anna Lea et al. Design and Implementation of a Learning Analytics Toolkit for Teachers. Educational Technology & Society, v. 15, n. 3, p. 58-76, 2012.
DUNKEL, Brian; SOPARKAR, Nandit; SZARO, John; UTHURUSAMY, Ramasamy Systems for KDD: From concepts to practice. Future Generation Computer Systems , n. 13, 1997, p. 231-242.
FARIA, Suzana. Educational data mining e learning analytics na melhoria do ensino online. In. Lisboa: UNIVERSIDADE ABERTA DEPARTAMENTO de CIENCIAS e TECNOLOGIA, 2014. Disponível em: < https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/3511/1/TMEMC_SusanaFaria.pdf> Acesso em 30 dez. 2017.
FULANTELLI, Giovanni, TAIBI, Davide, ARRIGO, Marco. A framework to support educational decision making in mobile learning. Journal Computers in Human Behavior. 2015.
Guthrie,D. The Coming Big data Education Revolution. 2013 Disponível em: http://www.usnews.com/opinion/articles/2013/08/15/why-big-data-not-moocs-willrevolutionize-education . Acesso em 25 fev.2017.
International Educational Data Mining Society. 2017. Disponível em: <http://www.educationaldatamining.org> Acesso em 17 jan. 2017.
JOHNSON, Larry. BECKER, Amanda. 2013. NMC Horizon Report: 2013 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em: < https://www.nmc.org/pdf/2013-horizon-report-HE.pdf>. Acesso em 27 jan. 2017.
KUSNETZKY, Dan. What is “Big Data?”. 2010. Virtually Speaking. Disponível em: <http://www.zdnet.com/article/what-is-big-data/>. Acesso em 10 jan. 2017.
U. M. Fayyad, G. P. Shapiro, P. Smyth, R. Uthurusamy. Advances in knowledge discovery and data mining. Menlo Park: MIT, 611 p., 1996.
MCAFEE, Andrew, BRYNJOLFSSON, Erik. Big Data: The Management Revolution. 2012. Harvard Business Review. Disponível em: < https://hbr.org/2012/10/big-data-the-management-revolution>. Acesso em 02 jan. 2017.
MOORE, Michael. KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Traduzido por Roberto Galman.São Paulo: Thomas Learning, 2007.
PICCIANO, Anthony. The Evolution of Big Data and Learning Analytics in American Higher Education. 2012. Journal of Asynchronous Learning Networks. Volume 16: Issue 3. Disponível em: < http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ982669.pdf>. Acesso em 03. Fev. 2017.
PINHEIRO, Igor Reszka; MERINO, Eugenio; GOMEZ, Luiz Salomão. Desafios e oportunidades do design no contexto dos grandes dados: o caso da learning analytics. Design & Tecnologia, [S.l.], n. 09, p. 50-58, jul. 2015. ISSN 2178-1974. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/262>. Acesso em: 01 mar. 2017.
SIEMENS, George, GASEVIC, Dragan, HAYTHORNTHWAITE, Caroline, DAWSON, Shane, SHUM, Simon Buckinghan, FERGUSON, Rebecca, BAKER, Ryan. S. J. D. Open Learning Analytics: an integrated & modularized platform. Proposal to design, implement and evaluate an open platform to integrate heterogeneous learning analytics techniques, 2011. Solar Research. Disponível em: < http://www.elearnspace.org/blog/wp-content/uploads/2016/02/ProposalLearningAnalyticsModel_SoLAR.pdf>. Acesso em 18 dez. 2017.
SHUN, S. B. Learning analytics. In: . Moscow: UNESCO Institute for Information Technologies in Education, 2012.
TAURION, Cezar. Big data. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.