EDUCAÇAO A DISTÂNCIA E A INCLUSAO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO IFTM.

Autores

  • Ana Lucia Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio
  • Livia Mara Menezes Lopes IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Marina Beatriz Ferreira Vallim IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Patricia Gomes de Macedo IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Rutiléia Maria de Lima Portes IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Palavras-chave:

Deficiência Física, Educação a Distância, Educação Inclusiva.

Resumo

Este trabalho objetiva socializar a experiência de inclusão de um estudante com necessidade específica caracterizada por deficiência física - paraplegia - matriculado no curso de Licenciatura em Computação - modalidade a distância. Destaca-se o fato de que este foi o primeiro aluno com deficiência física do IFTM a concluir com sucesso um curso superior na modalidade a distância. A discussão ora apresentada fundamenta-se nas legislações vigentes e nas contribuições teóricas que abordam a temática, ressaltando as possibilidades proporcionadas pela educação a distância no que se refere à acessibilidade para os estudantes com deficiência. A inclusão é vista aqui como uma oportunidade para o aprendizado de toda a equipe e desenvolvimento da instituição, dado ao fato de que a educação à distância pode representar um enorme potencial de promoção da responsabilidade social no acolhimento dos alunos com mobilidade reduzida. Enquanto estratégia de intervenção para melhoria do processo de inclusão no IFTM é proposta a criação de um hotsite, bem como é incentivada a prática do acolhimento destes alunos.

Downloads

Publicado

01/10/2019