Sobre a Revista

Foco e Escopo

O livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é uma publicação bienal e aborda uma determinada temática a cada edição.  

Visa a socialização de atividades de ensino e de sua gestão, desenvolvidas  pela comunidade acadêmica do IFTM e convidados, cujo enfoque esteja alinhado com a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica, a inovação didático-pedagógica, assim como novos processos e modelos de gestão acadêmica, a inclusão e a permanência e o êxito dos estudantes.

Tem como objetivo publicar, de forma física e/ou virtual,  os processos e as práticas de ensino desenvolvidas no IFTM, enquanto política institucional, do instituto ou dos campi.

Os capítulos de livros submetidos à publicação somente poderão ser enviados pela plataforma on-line de submissões e na forma de descrição de  ações  de ensino, enquanto Instituto ou campus.

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção, a análise e a avaliação dos trabalhos submetidos ao Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” serão realizadas pelo Editor Chefe, Editora Adjunta e pelos avaliadores e/ou por outros avaliadores ad hoc da área, convidados pelo Editor Chefe. O  processo ocorrerá conforme etapas descritas abaixo:

ETAPA I:

Nesta etapa os trabalhos serão analisados e apreciados pelos Editores Chefe e Adjunta considerando os critérios de adequação aos objetivos da temática abordada  no Livro.

ETAPA II:

Os trabalhos serão encaminhados aos avaliadores, no mínimo 2 (dois) especialistas na área, indicados pelo Editor Chefe e/ou pela Editora Adjunta, para análise e parecer quanto à pertinência e à contribuição científica do trabalho, considerando, ainda, o mérito e a qualidade para publicação.

ETAPA III:

Os trabalhos aprovados irão compor a edição do Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM”.

Periodicidade

A periodicidade de publicação do Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é bienal.

Política de Acesso Livre

Este livro oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A publicação do Livro Processos e Práticas de Ensino no IFTM representa um antigo anseio da Pró-Reitoria de Ensino e de sua equipe, com o objetivo de socializar com a comunidade experiências institucionais exitosas no âmbito do ensino, considerando o fortalecimento das ações e das atividades desenvolvidas e a sua contribuição para a consolidação e a identidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Com este propósito, a partir de 2014 foram articuladas reuniões entre as equipes da PROEN e da Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM, quando foram discutidas as diretrizes para os autores e o desenvolvimento da proposta de trabalho para a sua publicação.

A partir das discussões e do deferimento do Reitor definiu-se que seriam organizadas publicações anuais, abordando uma determinada temática a cada edição, tendo como premissa a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica, a inovação didático-pedagógica, os novos processos e modelos de gestão, a inclusão, a permanência e o êxito dos estudantes.