Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra publicação (revista; boletim; livro; etc.).
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências deverão ser informadas.
  • O texto está em espaço 1,5; fonte Times New Roman, tamanho 12 (exceto citações diretas recuadas); as figuras e tabelas deverão ser inseridas no corpo do texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Livro.
  • Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem ao  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do  Triângulo Mineiro - IFTM, sendo vedada a submissão e a reprodução de seu material, total ou parcial, em outros periódicos, em língua materna ou estrangeira.

    A fim de garantir a transferência gratuita do direito autoral ao IFTM, o(s) autor(es) deverão aceitar declaração de direito autoral disponível nesta plataforma.

    As informações veiculadas são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial do Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM”.

Diretrizes para Autores

1- Política Editorial

Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha, endereço postal, telefone e e-mail.

2- Formato e preparação do trabalho

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as Normas da ABNT. Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word®, conforme as seguintes especificações:

  • folha tamanho A4 (210 x 297 mm);
  • fonte Times New Roman, Tamanho 12;
  • margens inferior e superior de 2 cm; margens direita e esquerda 3 cm;
  • formatação em coluna única;
  • espaçamento entrelinhas de 1,5;
  • citação direta até 3 linhas, deve estar incorporada no próprio corpo do texto;
  • citação direta acima de 3 linhas, deve estar recuada em 4 cm, fonte tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples;
  • conter de 08 a 12 páginas;
  • no início de cada parágrafo (1ª linha) recuo especial de 1,25 cm;
  • numeração sequencial de páginas na parte superior direita em algarismos arábicos;
  • numeração sequencial das linhas.

Estutura do Trabalho

  • Título em português;
  • Autor(es): instituição vinculada;
  • Resumo com até 250 palavras;
  • Introdução (contendo contextualização, objetivos e relevância);
  • Desenvolvimento;
  • Considerações Finais;
  • Referências;
  • Anexos e/ou apêndices (se houver).

Fotos, ilustração, imagens, quadros e tabelas

  • Comporão o número máximo de páginas;
  • Deverão constar de numeração em algarismos arábicos, título, indicação da(s) fonte(s) e notas adicionais, quando necessárias;
  • Cada imagem precisa ter sua própria legenda e, se original, constar, também, os créditos e/ou nome do (a) fotógrafo(a).

3 - Orientações para escrita do trabalho

3.1 Título do Trabalho

Relacionar o título do trabalho com a temática proposta.

3.2 Autores

 Os textos submetidos poderão ter 1 autor e até 4 autores.

Os nomes completos são alinhados à direita e em nota de rodapé deverão contar as seguintes informações: titulação (mestre em educação, por exemplo) e campus.

 

3.3 Resumo

Deverá conter no máximo 250 palavras no corpo do texto,  3 à 5 palavras-chaves, iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto. Contemplar no mínimo os objetivos, referencial teórico e considerações finais.

3.4 Introdução

O tema deve ser apresentado com o desenvolvimento de um texto relatando as origens do trabalho, projeto ou estudo, sua contextualização, objetivos e relevância.

3.5 Desenvolvimento

Informe o percurso do trabalho, projeto ou estudo, fazendo uma breve descrição de seu desenvolvimento.  Procure assinalar as principais etapas da preparação, apresentação ao público alvo, desenvolvimento e conclusão. Comente os principais acontecimentos, o envolvimento dos participantes e do público alvo.

3.6 Considerações Finais

Refletindo sobre a experiência. Pense sobre todo o processo vivenciado, do planejamento aos resultados atingidos. Descreva em alguns parágrafos qual sua avaliação da atividade e o envolvimento dos interessados.

3.7 Referências

As referências bibliográficas são importantes para que os leitores possam identificar quais os autores balizaram suas práticas e suas reflexões. É como um laboratório que permite outras reflexões e aprofundamentos. Livros, textos, imagens, vídeos, artigos, sites da Internet podem ser utilizados no decorrer do trabalho.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.