Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos dos Trabalhos a serem  submetidos deverão seguir as diretrizes para os autoresque constam no endereço

https://iftm.edu.br/simpos/2021/ 

Orientações e modelos

Template do trabalho (.docx)

Template da apresentação (.pptx)

Diretrizes para autores (.pdf)

 com formatação conforme Template disponibilizado na página do VII SIMPÓS


1- Política Editorial

Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha ou estuda, endereço postal, telefone, e e-mail.

No corpo do Resumo Expandido deverá constar os nomes de todos os autores e a sua formação/filiação, conforme modelo. Para a Avaliação por Pares Cega o Editor excluirá estes dados, preparando-os em folha separada, em arquivo suplementar, como medida de sigilo. Esses dados serão reinseridos na edição de layout.

A ordem dos autores cadastrados por ocasião da submissão na página da revista deverá ser a mesma dos relacionados no corpo do Resumo Expandido.

 Figuras e tabelas deverão ter a chamada no texto e inseridas na quinta e última página do Resumo Expandido.

As propriedades do arquivo de submissão que identificam a origem devem ser retiradas seguindo as instruções:

Word 2013:

Em Arquivo, clicar em Informações > Verificando Problemas > Inspecionar Documento> Inspecionar > em Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Fechar, e Salvar.

Word 2010:

Em Arquivo, clicar em Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento e desmarcar a janela de Propriedades do Documento e Informações PessoaisFechar, e Salvar.

Word 2003:

Ir à aba OpçõesSegurança e eliminar a propriedade de Autoria do arquivo.

Todo o conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

2 - Formato e preparação do trabalho

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as “Diretrizes para autores” desta revista.

Recomenda-se utilizar o modelo do resumo expandido para submissão que se encontra na página do evento (http://www.iftm.edu.br/simpos/2021/) no arquivo: Modelo resumo expandido VII SIMPOS 2021 (.docx)

Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word® 2007 ou posterior, conforme as seguintes especificações:

  • folha tamanho A4 (210 x 297 mm);
  • fonte Times Roman, Tamanho 12;
  • margens inferior, superior, direita e esquerda 2,00 cm;
  • formatação em coluna única, alinhamento justificado;
  • espaçamento entrelinhas simples na seção resumo e 1,5 nas demais seções;
  • no início de cada parágrafo (1ª linha) recuo especial de 1,25 cm;
  • numeração sequencial de páginas na parte superior direita em algarismos arábicos;
  • numeração sequencial das linhas;

Os trabalhos para publicação deverão ser escritos na norma padrão da língua portuguesa, de acordo com a descrição de cada tipo de trabalho e enviados em formato .pdf;

O título deverá ser centralizados, negrito, tamanho 14;

O resumo, em língua portuguesa, deverá conter o objetivo, a fundamentação teórica, a metodologia e os resultados obtidos, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras;

As palavras-chave (mínimo de 03, máximo de 05), sem repetir palavras que constam no título, deverão ser separadas por ponto e vírgula;

As subseções deverão ser destacadas em negrito e centralizadas na página;

Os trabalhos deverão conter não apenas elementos descritivos, mas apresentar análises críticas e reflexivas acerca das atividades e dos estudos, considerando os resultados apresentados à sociedade.

3. Tipos de trabalhos:

Resumo expandido: refere-se à apresentação de estudos que apresentem resultados parciais ou finais, que embasem conclusões que respondam ao objetivo proposto. 

Deverá ser elaborada em até 04 laudas, admitindo-se a quinta para Referências, Figuras e Tabelas.

Estrutura:

  • Título em português
  • Autor(es): Instituição vinculada
  • Introdução: Deverá trazer informações que justifiquem o trabalho (contextualização, objetivos e relevância)
  • Material e Métodos (metodologia)
  • Resultados e Discussão
  • Conclusões
  • Referências

4. Referências

 As referências deverão seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme os seguintes exemplos:

 Livros

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro, Embrapa Solos, 2006. 306 p.

 Capítulos de livros

MARQUES, M. O. Aspectos técnicos e legais da produção, transporte e aplicação de vinhaça. In: SEGATO, S. V.; PINTO, A. S.; JENDIROBA, E.; NÓBREGA, J. C. M. Atualização em produção de cana-de-açúcar. Piracicaba: Editorial, 2006. p. 369-375.

 Dissertações e Teses

GARIGLIO, H. A. de A. Alterações físicas e químicas e mobilidade de solutos em solos submetidos à aplicação de vinhaça proveniente da fabricação de álcool carburante. 2008. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa, 2008.

 Artigos de periódicos

ALENCAR, C. A. B.; CÓSER, A. C.; MARTINS, C. E.; OLIVEIRA, R. A.; CECON, P. R.; LEAL, B. G.; FIGUEIREDO, J. L. A.; CUNHA, F. F. Doses de nitrogênio e estações do ano afetando a composição bromatológica e digestibilidade de capins cultivados sob pastejo. Revista Ceres, Viçosa-MG, v. 56, n. 5, p. 640-647, maio/jun. 2009.

 Trabalho de congresso ou similar (publicado)

VALE, L. S.; SEVERINO, L. S.; BELTRÃO, N. E. M. Crescimento do pinhão-manso em solo compactado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL, 1., 2006, Brasília. Anais... Brasília: MCT/ABIPTI, 2006. p. 78-91.

NasTabelasFiguras os títulos devem ser inseridos no cabeçalho dos mesmos e a fonte dos dados no rodapé.

 Tabelas: devem estar numeradas com algarismos arábicos; devem conter sempre um título autoexplicativo, claro e conciso; não devem ser utilizadas linhas verticais; linhas horizontais devem aparecer para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma ao final, na base da tabela; devem ser editadas em Microsoft Word® 2007 ou posterior.

Figuras: são considerados figuras todos os gráficos, desenhos, mapas, diagramas e fotografias usados para ilustrar o texto; figuras não-originais (de outro autor ou trabalho) devem conter, no rodapé, a fonte de origem.

5. Citações

Citações bibliográficas devem ser dispostas no sistema autor-data. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ter a primeira letra em maiúscula e as demais, minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser todas em letras maiúsculas. Exemplos:

 Santos et al. (2012) avaliaram o acúmulo...

...seguindo recomendações propostas por Silva e Queiroz (2002).

Reduced content of asparagine, which is the major N-transporting amino acid, in the nodules has also been reported (ARANJUELO et al., 2011).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem ao SIMPÓS. Os autores concordam na transferência parcial e gratuita do direito autoral ao IFTM. As informações veiculadas são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial do SIMPÓS.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no final do documento.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. A ordem dos autores cadastrados por ocasião da submissão na página da revista está na mesma ordem dos relacionados no corpo do Resumo Expandido.

 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o trabalho submetido ao Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica – VII SIMPÓS  é  de minha/nossa autoria e responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.