OTIMIZAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS EM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO, ASSOCIADAS A COBERTURA VEGETAL.

Luís Henrique de Souza Fávaro, João Henrique de Souza Fávaro, Lucas Marques Carvalho Costa, Natália Morais Do Nascimento, Alyne Madja Dos Santos, Adelar José Fabian

Resumo


As características físicas de um determinado solo, assim como sua fertilidade, são de extrema importância para que se consiga uma lavoura de boas produtividades. Diante do exposto o objetivo deste trabalho foi: determinar a velocidade básica de infiltração (VIB), volume total de poros, densidade, resistência a penetração, em uma área com cobertura vegetal de soja perene (Neonotonia wightii), a mais de uma década, um local de pousio, dentro da fazenda experimental do IFTM – campus Uberaba, no período de maio a junho de 2018. Os métodos usados foram: penetrometria de impacto (Stolf), anéis infiltrômetros para obter-se a VIB, coleta de amostras indeformadas para obtenção de volume total de poros. O experimento foi conduzido em um solo do tipo latossolo vermelho distrófico, em área com plantas de cobertura (soja perene, Neonotonia wightii), obteve-se resultados satisfatórios para áreas com plantas de cobertura e alto índice de matéria orgânica no solo no que se diz respeito a uma quantidade significativa de infiltração de água no solo e de baixo índice de compactação e também baixa densidade do solo.


Palavras-chave


Características físicas; infiltração; compactação do solo

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDO, S.; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de irrigação. 8. ed. Atual. e Ampl. Viçosa: UFV, 2008. 625 p.

CAMARGO, O.A & ALLEONI, L.R.F. Compactação do solo e desenvolvimento de plantas. Piracicaba, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1997. 132p.

PIRES, L. F.; ROSA, J. A.; TIMM, L. C. Comparação de métodos de medida de densidade do solo. Acta Scientiarum. Agronomy. Maringá, v. 33, n. 1, p. 161-170, 2011.

POTT, C.A.; ROSIM, D.C.; MARIA, I.C. Velocidade de infiltração de água: VIB, para que serve e como avaliar essa importante propriedade dos solos. IAC. O Agronômico, Campinas, 57(1), 2005.

STOLF, R. Teoria e teste experimental de fórmulas de transformação dos dados de penetrômetro de impacto em resistência do solo. R. Bras. Ci. Solo, 15:249-252, 1991.

TAVARES FILHO, J.; RIBON, A. A. Resistência do solo à penetração em resposta ao número de amostragens e tipo de amostragem. R. Bras. Ci. Solo, 32:487-494, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.