APLICAÇÃO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA

Fidelina Maria Candido Pinto, Giovana Caroline Pinto, Leticia de Melo Bernardi, Sandro Lucio da Silva

Resumo


As dificuldades apresentadas ao longo do processo de aprendizagem da matemática, principalmente no ensino fundamental, podem ser compreendidas através de vivências e experiências na prática, e com a geometria não é diferente. O descaso inicia-se na formação dos professores, com o desinteresse pela área e o avanço para a sala de aula, onde os conceitos são repassados aos alunos de forma superficial, gerando assim, baixos índices de aproveitamento e uma aversão pelas ciências exatas. Diante dessa dualidade, buscamos com esse trabalho, investigar a aplicação de habilidades e recursos tecnológicos com métodos interativos, objetos manipuláveis e o gerenciamento das aulas com propostas facilitadoras e motivadoras no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. A pesquisa foi aplicada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, dividida em duas etapas: na primeira, foi feita uma observação de campo sobre a apresentação da disciplina e, na segunda, foi aplicado questionário diagnóstico com cinco questões englobando situações-problema e desafios. Ao final da pesquisa foi aplicado o mesmo questionário para confrontar as respostas dos alunos participantes. Os resultados desse estudo mostram em primeiro instante, a dificuldade na leitura do problema proposto, porém, aplicando uma sequência didática e cooperativa, com a utilização de recursos tecnológicos educativos, observamos que os alunos se tornaram mais ativos e reflexivos.

Palavras-chave


Aprendizagem; matemática, tecnologias.

Texto completo:

PDF

Referências


FUCKS, W. R. Matemática Moderna. São Paulo: Polígon, 1970.

Geogebra. Software gratuito para o ensino e aprendizagem da matemática. Disponível em: . Acesso em 18 abr. 2018.

HELENA, R. F. S. Uma Proposta para o Ensino de Geometria na Educação de Jovens e Adultos com o Uso de Mídias Digitais. 2015. Disponível em:

. Acesso em: 01 jun. 2018.

MACHADO, P. F. Fundamentos de Geometria Plana, Belo Horizonte: CAEDE-UFMG. 2012. Disponível em: . Acesso em 06 abr. 2018.

NOÉ. M. Geometria Plana. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2018.

NUNES, R. C. S.A Educação Matemática nos Anos Iniciais: Análise de necessidades de formação profissional de docentes no contexto do SARESP. 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 mai 2018.

ROSA, F.S. Novas Tecnologias no Ensino da Geometria Plana. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre. 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

SILVA, L. S. C. O Teorema de Morley. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=996. Acesso em: 11 mai. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.