ESTUDO DIRIGIDO SOBRE TÉCNICAS DE BUSCA EM ÁRVORE PARA AGENTES INTELIGENTES

Autores

  • Gabriela Borges França Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Isadora Bernadete Moreira e Souza Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Matheus Araújo Aguiar Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) é a área que se preocupa com o planejamento e implementação de agentes inteligentes. Vários problemas do mundo real, como navegação autonôma de robos e carros, processamento de linguagem natural e controle de tráfego, são abordados através de soluções oferecidas pela IA. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo de realizar um estudo dirigido acerca dos conceitos básicos utilizados na concepção e implementação de agentes inteligentes. Assim, procedeu-se com a leitura dos capítulos iniciais (capítulos 1 a 3) do livro “Inteligência Artificial: uma abordagem moderna” de Russel e Norvig, cujo conteúdo apresentado cobre os conceitos de agente inteligente, ambiente, sensores e atuadores, bem como técnicas básicas de busca em árvore. As variadas técnicas de busca em árvore constituem os mecanismos básicos da operação de agentes inteligentes no processo de escolha da melhor ação ou comportamento. Posteriormente, os conceitos e técnicas estudados serão implementados em um programa que simula um agente inteligente. Uma vez implementadas, as técnicas serão comparadas em relação a seu desempenho na busca da melhor solução.

Referências

BROWN, A. S. Google's Autonomous Car Applies Lessons Learned From Driverless Races. Mechanical Engineering-CIME, v. 133, n. 2, p. 31-32, 2011.

MONTEIRO, S. T.; RIBEIRO, C. Aprendizagem da Navegação em Robos Moveis a Partir de Mapas Obtidos Autonomamente. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação , volume 1, pp. 152-162, 2003.

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial: Uma abordagem moderna. 3a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora 2004.

THORPE, L.; ANDERSON, C. W. Traffic Light Control Using Sarsa With Three State Representations. Technical Report IBM Corporation, 1996.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Borges França, G., Moreira e Souza, I. B., & Araújo Aguiar, M. (2017). ESTUDO DIRIGIDO SOBRE TÉCNICAS DE BUSCA EM ÁRVORE PARA AGENTES INTELIGENTES. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/338