A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTOS PRELIMINARES ENTRE OS ALUNOS DO IFTM/PATOS DE MINAS

Luis Fernando Tosta Barbato, Nathália Gaya Souza

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi entender como os alunos do Ensino Médio percebem a pesquisa, atividade, em geral, distante de suas realidades escolares. A partir de dados que apontam que a pesquisa realizada durante o Ensino Médio contribui de maneira significativa para o desenvolvimento dos alunos que com ela estão envolvidos, buscamos, através da aplicação de questionários aos alunos do Ensino Médio Integrado do IFTM, campus Patos de Minas, entender como esses alunos concebem a pesquisa, identificando, principalmente, as principais dificuldades que encontram e quais os benefícios que percebem em realizá-la. Os resultados foram significativos no sentido de mostrar que os alunos, mesmo no Ensino Médio, já possuem uma noção preliminar da importância da pesquisa para o desenvolvimento de uma série de habilidades, mas que, no entanto, também encontram uma série de dificuldades para desenvolvê-la já no Ensino Médio. Desta maneira, essa pesquisa procurou contribuir para o fomento de políticas educacionais que visem combater essas dificuldades e assim desenvolver a pesquisa no Ensino Médio.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBATO, Luis Fernando Tosta. A Iniciação Científica em História no Ensino Médio Integrado: reflexões sobre o seu papel no ensino. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton. (Org.). Por um outro amanhã: apontamentos sobre aprendizagem histórica. Rio de Janeiro/União daVitória: Edição Ebook LAPHIS/Sobre Ontens, 2016.

FAVA-DE-MORAES, Flavio; FAVA, Marcelo. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. In. São Paulo em Perspectiva, 14(1), 2000.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre Iniciação Científica no Brasil: uma revisão. In. Cadernos de Pesquisa. v. 40, nº 39, jan./abr., 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.