REUNIÃO PSICOPEDAGÓGICA: UMA IMPORTANTE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL

Marlei José de Souza Dias, Deborah Santesso Bonnas, Márcia Lopes Vieira, Caroline Silva Severino, Nísia Maria Tersa Salles

Resumo


Este artigo trata de um relato de experiência que demonstra que as práticas de inclusão e integração estão presentes nos espaços escolares para discutir ferramentas que busquem: sistematizar as necessidades específicas dos discentes; proporcionando integração interdisciplinar e trabalho colaborativo e dialogado entre as equipes; em um espaço de compartilhamento de angústias, motivações, técnicas didáticas, metodologias de trabalho, percepções e informações sobre as necessidades específicas dos discentes e aspectos relacionados. Como aporte teórico utilizamos as legislações, além dos estudos sobre inclusão; diversidade; ritmos de aprendizagem; formação de docentes; apoio especializado; a complexidade da construção dos conhecimentos; sobre o novo modelo de sociedade, educação e novos valores; trabalho colaborativo do docente e sua formação para um trabalhos mais dialógico. A metodologia do trabalho consiste na criação de uma ferramenta virtual intitulada Quadro Informativo (Q.I.), onde as informações sobre as necessidades específicas dos discentes são estruturadas para consulta, orientação e preparação do docente, e são atualizados ao longo da vida acadêmica do discente. A Reunião Psicopedagógica foi organizada em um círculo composto pelos docentes da respectiva turma e equipe de acompanhamento e atendimento ao discente, onde são exibidos os slides com o QI de cada discente para que seja realizado o diálogo, o compartilhamento das informações e as orientações aos docentes. Estas ferramentas estruturam-se na realidade desse desafio e tem apresentado resultados exitosos na concretização dos seus objetivos pelas suas características colaborativas, interdisciplinares e sistematizadas e seu foco nas propostas da educação e adequações às especificidades dos discentes.


Palavras-chave


inclusão; diversidade; quadro informativo; reunião psicopedagógica

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