EDUCAÇAO A DISTÂNCIA E A INCLUSAO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO IFTM.

Ana Lucia Borges, Livia Mara Menezes Lopes, Marina Beatriz Ferreira Vallim, Patricia Gomes de Macedo, Rutiléia Maria de Lima Portes

Resumo


Este trabalho objetiva socializar a experiência de inclusão de um estudante com necessidade específica caracterizada por deficiência física - paraplegia - matriculado no curso de Licenciatura em Computação - modalidade a distância. Destaca-se o fato de que este foi o primeiro aluno com deficiência física do IFTM a concluir com sucesso um curso superior na modalidade a distância. A discussão ora apresentada fundamenta-se nas legislações vigentes e nas contribuições teóricas que abordam a temática, ressaltando as possibilidades proporcionadas pela educação a distância no que se refere à acessibilidade para os estudantes com deficiência. A inclusão é vista aqui como uma oportunidade para o aprendizado de toda a equipe e desenvolvimento da instituição, dado ao fato de que a educação à distância pode representar um enorme potencial de promoção da responsabilidade social no acolhimento dos alunos com mobilidade reduzida. Enquanto estratégia de intervenção para melhoria do processo de inclusão no IFTM é proposta a criação de um hotsite, bem como é incentivada a prática do acolhimento destes alunos.


Palavras-chave


Deficiência Física, Educação a Distância, Educação Inclusiva.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.