O PROGRAMA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM

Adriana Paula Martins, Elisa Antonia Ribeiro, Elizeth Rezende Martins da Silveira, Luiz Alberto Rezende, Tânia Mára Souza Guimarães

Resumo


Este capítulo descreve o processo de criação e implementação do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – PAPEE/IFTM, com o objetivo de apresentar o histórico sobre a temática na instituição e a experiência dos participantes do processo, contemplando as fases: a) pesquisas acadêmicas e estudos sobre o tema e seus desdobramentos; b) construção da proposta; c) execução; d) acompanhamento e avaliação do programa. Frente a um breve estado da arte sobre o assunto e diante à constatação do predomínio de pesquisas quantitativas, aborda-se a perspectiva qualitativa adotada na análise dos indicadores do IFTM, segundo Ludke e André (1986). Assim, a instituição, a partir do seu diagnóstico, por meio do trabalho coletivo, reúne informações relevantes que a permite elaborar um plano político, pedagógico e administrativo com vistas a assegurar a permanência e êxito dos estudantes, assumindo, sob a responsabilidade e orientação da Pró-Reitoria de Ensino, um conjunto de ações previstas no PAPEE/IFTM enquanto política institucional comprometida com a redução da retenção e da evasão e com a consequente elevação dos índices de conclusão. O PAPEE em desenvolvimento no IFTM, vem produzindo resultados significativos, como a criação de grupo de estudos, a elaboração e a implantação do Plano Estratégico de acompanhamento dos indicadores de conclusão, permanência, retenção e evasão e a promoção de evento para tratar da temática. E, enquanto parte da socialização das ações previstas no programa, destaca-se a publicação do presente livro sobre Permanência e Êxito no IFTM.

 

 


Palavras-chave


Acesso; permanência; êxito.

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