EVASÃO E RETENÇÃO – UM ESTUDO QUALITATIVO DO CASO PATOS DE MINAS

Autores

  • Fabrício Gomes Peixoto IFTM

Palavras-chave:

evasão, retenção, permanência

Resumo

Compreender as razões que levam à evasão e à retenção é fundamental para a construção de um processo educacional mais eficiente. À medida que ações são capazes de minimizar os problemas vivenciados pelos alunos, as instituições de ensino conseguem melhorar a possibilidade de permanência, trazendo ganhos expressivos para a sociedade. Este estudo optou por uma análise qualitativa destes problemas e das dificuldades enfrentadas pelos alunos do Campus Patos de Minas. O resultado culminou num conjunto de ações que estão ajudando na diminuição do número de evadidos. Compreendeu-se que as causas da evasão e da retenção são múltiplas e exigem, por isso, ações coordenadas. Estas ações são reunidas aqui de forma sistematizada e refletem a busca por uma educação cada vez mais inclusiva e democrática.

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Publicado

24/06/2017