AÇÕES EXITOSAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO IFTM- CAMPUS PATROCÍNIO

Ana Lucia Borges, Jeanne Gonçalves Rocha, Laila Lidiane da Costa Galvão, Luciano Marcos Curi

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compartilhar as ações exitosas desenvolvidas no processo de acompanhamento de discentes com necessidades educacionais específicas, para o êxito e permanência destes alunos no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patrocínio – IFTM. Serão apresentadas as ações realizadas em torno das seguintes dimensões: estrutura física institucional, capacitação de servidores, recursos pedagógicos adaptados e saúde física e mental. Esse estudo realizou pesquisa documental e se classifica como pesquisa-ação porque, a partir das orientações da legislação quanto à necessidade de redução das taxas de evasão e retenção, foram realizadas intervenções no processo educativo, no que tange, em especial, as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. Conclui-se que o diferencial das experiências de êxito foram as articulações desse setor com instituições externas as quais tem permitido a consolidação do processo de intervenção de forma contínua e integrada na busca da superação de barreiras na área da educação inclusiva.


Palavras-chave


Educação; Permanência e Êxito; NAPNE; Educação Especial

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.