RE(SIGNIFICANDO) AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DISCENTE NO IFTM/CAMPUS UBERABA: PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM FOCO

Autores

  • Juliene Silva Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM - Campus Uberaba
  • Gislene Ferreira Venerando Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM - Campus Uberaba
  • Hamilton César de Oliveira Charlo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM - Campus Uberaba
  • Maria Djanira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM - Campus Uberaba
  • Mauro Beirigo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM - Campus Uberaba

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Interdisciplinaridade. Aprendizagem significativa

Resumo

A busca pela superação da evasão e retenção no Campus Uberaba do IFTM sempre foi um grande desafio. Nesta perspectiva, este trabalho visa apresentar uma concepção teórica de que é possível por meio de práticas interdisciplinares rever o “modus” pedagógico e com isso, conseguir uma aproximação e comprometimento do aluno junto ao conhecimento, a partir da mediação docente. Para tanto, em um primeiro momento, apresentar-se-á conceitos teóricos baseados em Saviani (2009), Freire (2011) e Fazenda (2008). Em seguida, a metodologia de identificação dos fatores que levam a retenção e evasão e, por fim, as práticas interdisciplinares que visam a superação destes fatores. Acredita-se, portanto que, somente a construção de conhecimentos significativos e integrados entre todos os sujeitos pedagógicos do Campus alcançar-se-á o êxito no que tange a formação cidadã, baseada na permanência e êxito educacional.

Biografia do Autor

Juliene Silva Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM - Campus Uberaba

Educação - Licenciaturas

Downloads

Publicado

24/06/2017