RE(SIGNIFICANDO) AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DISCENTE NO IFTM/CAMPUS UBERABA: PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM FOCO

Juliene Silva Vasconcelos, Gislene Ferreira Venerando, Hamilton César de Oliveira Charlo, Maria Djanira de Oliveira, Mauro Beirigo da Silva

Resumo


A busca pela superação da evasão e retenção no Campus Uberaba do IFTM sempre foi um grande desafio. Nesta perspectiva, este trabalho visa apresentar uma concepção teórica de que é possível por meio de práticas interdisciplinares rever o “modus” pedagógico e com isso, conseguir uma aproximação e comprometimento do aluno junto ao conhecimento, a partir da mediação docente. Para tanto, em um primeiro momento, apresentar-se-á conceitos teóricos baseados em Saviani (2009), Freire (2011) e Fazenda (2008). Em seguida, a metodologia de identificação dos fatores que levam a retenção e evasão e, por fim, as práticas interdisciplinares que visam a superação destes fatores. Acredita-se, portanto que, somente a construção de conhecimentos significativos e integrados entre todos os sujeitos pedagógicos do Campus alcançar-se-á o êxito no que tange a formação cidadã, baseada na permanência e êxito educacional.

Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Interdisciplinaridade. Aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.