A PESQUISA, A PÓS-GRADUAÇÃO E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMO PROCESSOS E PRÁTICAS DE ENSINO NO IFTM

Elisabete Ferreira Borges, Humberto Marcondes Estevam, Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves, Haroldo Silva Vallone, Watson Rogério Azevedo

Resumo


O presente capítulo analisa a atuação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFTM nas áreas de pesquisa, inovação tecnológica e pós-graduação como processos e práticas que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes na instituição. Para realizar o trabalho foram utilizadas, como metodologia, a pesquisa bibliográfica de documentos, artigos, relatórios e livros que abordam a importância da pesquisa, da inovação tecnológica e da pós-graduação como elementos que contribuem com a formação dos estudantes, mas, sobretudo os motivam a permanecer no Instituto até a conclusão dos cursos escolhidos. Ressalta, ainda, que essas ações constituem-se como processo de formação continuada dos professores e, por isso, criam um ambiente de motivação mútua na relação professor estudante, propiciando a construção do sucesso escolar. As considerações finais apontam as ações da PROPI como elementos fundamentais para o Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes e como processos e práticas de ensino no IFTM.

Palavras-chave


Pesquisa, Inovação Tecnológica e Iniciação Científica; Permanência e Êxito dos Estudantes; Processos e Práticas de Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.