A PESQUISA, A PÓS-GRADUAÇÃO E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMO PROCESSOS E PRÁTICAS DE ENSINO NO IFTM

Autores

  • Elisabete Ferreira Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Humberto Marcondes Estevam Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Haroldo Silva Vallone Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Watson Rogério Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Pesquisa, Inovação Tecnológica e Iniciação Científica, Permanência e Êxito dos Estudantes, Processos e Práticas de Ensino.

Resumo

O presente capítulo analisa a atuação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFTM nas áreas de pesquisa, inovação tecnológica e pós-graduação como processos e práticas que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes na instituição. Para realizar o trabalho foram utilizadas, como metodologia, a pesquisa bibliográfica de documentos, artigos, relatórios e livros que abordam a importância da pesquisa, da inovação tecnológica e da pós-graduação como elementos que contribuem com a formação dos estudantes, mas, sobretudo os motivam a permanecer no Instituto até a conclusão dos cursos escolhidos. Ressalta, ainda, que essas ações constituem-se como processo de formação continuada dos professores e, por isso, criam um ambiente de motivação mútua na relação professor estudante, propiciando a construção do sucesso escolar. As considerações finais apontam as ações da PROPI como elementos fundamentais para o Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes e como processos e práticas de ensino no IFTM.

Biografia do Autor

Elisabete Ferreira Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas São Tomás de Aquino (1972).Especialização em Didática - Faculdade 'Barão de Mauá' , Especialização em Planejamento Universitário pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestrado em Educação (2005) - Universidade de Uberaba. Durante dez anos, professora adjunta de Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus (1970/1980) da Universidade de Uberaba. Nesse período, dirigiu a Escola Municipal "Santa Maria"de Ensino Fundamental. Em 1980, aprovada em concurso público assumiu o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto de Pesquisas Educacionais - INEP do MEC. Em 1984, transferida para a Escola Agrotécnica Federal de Uberaba, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, onde atua atualmente e exerceu cargos de Supervisão Pedagógica, Diretora de Ensino, Coordenação de Pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação

Downloads

Publicado

24/06/2017