AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES DO IFTM

Patrícia Campos Pereira

Resumo


As estratégias de permanência e êxito de estudantes são temas recorrentes em pesquisas na área da Educação. As estratégias de permanência e êxito de estudantes são temas recorrentes em pesquisas na área da Educação. O que fazer para evitar a evasão dos estudantes? Como organizar o projeto pedagógico que contemple aspectos didático-metodológicos capazes de propiciar o sucesso dos alunos em sua trajetória escolar? Essas e outras perguntas fazem parte do cotidiano dos profissionais da educação que buscam alternativas para diminuir a evasão escolar. Nos Institutos Federais os índices de evasão são elevados e ainda nos deparamos com o desafio de articular ensino, pesquisa e extensão visando o cumprimento da missão dessas instituições de ofertar uma educação profissional e tecnológica de qualidade para todos. Ao falar de extensão, pensamos nas diversas formas de se “estender” o conhecimento construído dentro da instituição à comunidade externa, configurando a educação profissional e tecnológica como um processo democrático e de formação cidadã. A Pró-reitoria de Extensão – PROEXT do IFTM conta com algumas ações que favorecem a permanência e o êxito dos estudantes na instituição e que, de certa forma, estimulam seu interesse no desenvolvimento de projetos e seu engajamento social e profissional. Essas ações são o Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM, o Programa de Assistência Estudantil e o Banco de Estágio, Emprego e Currículos. Portanto, o objetivo deste artigo é demonstrar como as ações extensionistas desenvolvidas pela PROEXT podem contribuir de forma efetiva para a permanência e êxito dos estudantes do IFTM.


Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; Permanência e Êxito; Atividades de Extensão; Ações; Estudantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.