Histórico do periódico

A publicação do Livro Processos e Práticas de Ensino no IFTM representa um antigo anseio da Pró-Reitoria de Ensino e de sua equipe, com o objetivo de socializar com a comunidade experiências institucionais exitosas no âmbito do ensino, considerando o fortalecimento das ações e das atividades desenvolvidas e a sua contribuição para a consolidação e a identidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Com este propósito, a partir de 2014 foram articuladas reuniões entre as equipes da PROEN e da Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM, quando foram discutidas as diretrizes para os autores e o desenvolvimento de toda a proposta de trabalho para a sua publicação.

A partir das discussões e do deferimento do reitor Roberto Gil Rodrigues Almeida definiu-se que seriam organizadas publicações anuais, abordando uma determinada temática a cada edição, tendo como premissa a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica, a inovação didático-pedagógica, os novos processos e modelos de gestão, a inclusão e a permanência e o êxito dos estudantes.