Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é uma publicação anual e aborda uma determinada temática a cada edição.   Visa a socialização de atividades de ensino e de sua gestão, desenvolvidas exclusivamente pela comunidade acadêmica do IFTM, cujo enfoque esteja alinhado com a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica, a inovação didático-pedagógica, assim como novos processos e modelos de gestão acadêmica, a inclusão e a permanência e o êxito dos estudantes.


Tem como objetivo publicar, de forma física e virtual,  os processos e as práticas de ensino desenvolvidas no IFTM, enquanto política institucional, do instituto ou dos campi.

Os capítulos de livros submetidos à publicação somente poderão ser enviados pela plataforma on-line de submissões e na forma de descrição de  ações  de ensino, enquanto instituto ou campus.

 

Políticas de Seção

Capítulo de Livro

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção, a análise e a avaliação dos trabalhos submetidos ao Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” serão realizadas pelo Editor Chefe, Editora Adjunta e pelos avaliadores e/ou por outros avaliadores ad hoc da área, convidados pelo Editor Chefe. O  processo ocorrerá conforme etapas descritas abaixo:

ETAPA I:

Nesta etapa os trabalhos serão analisados e apreciados pelos Editores Chefe e Adjunta considerando os critérios de adequação aos objetivos do Livro e de respeito às normatizações previstas.

ETAPA II:

Os trabalhos serão encaminhados aos avaliadores, no mínimo 2 (dois) especialistas na área, indicados pelo Editor Chefe e/ou pela Editora Adjunta, para análise e parecer quanto à pertinência e à contribuição científica do trabalho, considerando, ainda, o mérito e a qualidade para publicação.

ETAPA III:

Os trabalhos aprovados irão compor a edição do Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM”.

 

Periodicidade

A periodicidade de publicação do Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é anual.

 

Política de Acesso Livre

Este livro oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.