https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/issue/feed Anais do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica - SEPIT 2021-02-05T09:47:33-03:00 Adelar José Fabian sepit@iftm.edu.br Open Journal Systems O Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT) tem como objetivo oportunizar a divulgação e a socialização dos resultados de projetos e programas de pesquisa das áreas de ciências humanas e sociais, ciências agrárias e de ciências exatas e da terra. As inscrições são abertas a pesquisadores, estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, professores do IFTM e de outras IES – Instituições de Ensino Superior. https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1160 AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE ANIMAIS DE COMPANHIA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL 2021-02-05T09:47:29-03:00 Ariadne Freitas Silva ariadnefreitassilva@yahoo.com.br Robson Martins de Oliveira robsonmg38@gmail.com Janaina Palermo Mendes janapalermo@gmail.com Liza Caroline Silva Rodrigues liza.caroline@hotmail.com <p>Os animais, assim, como os humanos podem apresentar comportamentos estereotipados com mudanças drásticas de rotinas. Pretendeu-se, com o presente trabalho avaliar o comportamento dos animais de estimação, por meio da aplicação de questionário online, durante o período de isolamento social causado pelo vírus COVID-19. Os dados utilizados no estudo foram obtidos mediante aplicação de questionário, com auxilio da plataforma do Google Forms, sendo editada de forma mais adequada ao objetivo da pesquisa. Os questionários foram enviados e publicados por meio de mídias sociais e respondidos pelos participantes entre os dias 28 de março a 05 de abril de 2020, após aproximadamente 15 dias de isolamento. Para o desenvolvimento deste questionário, inicialmente foi necessário um planejamento, para que o objetivo fosse traçado, as perguntas foram elaboradas após diversas pesquisas sobre o tema e por fim, a quem seria destinado.<strong> </strong>O questionário possuía 14 perguntas, com quantidade de alternativas variadas. Foram 562 animais avaliados pelos tutores, por meio deste, sendo: cachorros 245 (49,0%), gatos 220 (44,0%), aves 24 (4,80%) e roedores 6 (1,2%). Dentre estes, cerca de 340 animais apresentaram comportamento normal, como no dia a dia (60,1%), felicidade 81 (14,2%), excesso no consumo de alimentos 58 (10,2%), falta de apetite 26 (4,6%), ansiedade 91 (16%), tristeza 46 (8,1%) e medo 22 (3,9%), vale ressaltar que os animais avaliados poderiam apresentar mais de um comportamento dos listados acima. De acordo com os resultados, nota-se que grande parte dos animais de estimação avaliados apresentou comportamento normal segundo os seus tutores, em relação aos demais, no entanto foi nítido a presença de alterações anormais comportamentais, o que pode ser atribuído ao fato de muitos animais terem a sua rotina alterada, como redução nos passeios semanais, a presença constante de seus tutores, redução no espaço de lazer. Sendo assim, a mudança na rotina pode provocar alterações comportamentais nos animais domésticos, por este motivo é indispensável à busca por alternativas que possa evitar ou minimizar tal situação.</p><p class="4-ResumoKeyWord"><strong> </strong></p> 2020-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1165 EFEITO DE DOSES DE NÍQUEL NO CULTIVO DE ALFACE AMERICANA 2021-02-05T09:47:30-03:00 Lavínia Aris de Souza Costa lavinia_vini@hotmail.com Eduardo Bucsan Emrich eduardoemrich@iftm.edu.br Fábio Janoni Carvalho fabiojanoni@iftm.edu.br O níquel (Ni) foi o último elemento a ser considerado essencial ao crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo recentemente inserido na legislação brasileira de fertilizantes. Sua ação no tecido vegetal está diretamente relacionada à absorção do nitrogênio, uma vez que o níquel está presente na estrutura e participa do funcionamento da enzima urease, atuando na hidrólise da ureia e influenciando no complexo enzimático hidrogenase. Em razão da escassez de estudos a respeito da exigência de Ni pelas culturas, sobretudo em olerícolas, este trabalho teve como objetivo quantificar o efeito da aplicação de níquel no cultivo da alface americana. O experimento foi conduzido à campo, no setor de horticultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – <em>Campus </em>Uberaba, em um Latossolo Vermelho distrófico – LVdf. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso e os tratamentos consistiram em quatro doses de níquel (0, 15, 30 e 45 g ha<sup>-1</sup>) aplicados na forma de nitrato de níquel [Ni(NO<sub>3</sub>)<sub>2</sub>], com seis repetições. As parcelas experimentais constituíram-se de canteiros de 1,0 m de largura com três linhas de 1,50 m de comprimento, e espaçamento de 0,30 x 0,30 m entre plantas. A linha central constituiu a área útil, na qual foram retiradas três plantas. A aplicação de Ni foi realizada via foliar, aos 22 dias após o transplantio das mudas (DAT), com auxílio de um pulverizador manual. A colheita aconteceu aos 46 DAT, ocasião em que as plantas se apresentavam completamente desenvolvidas. Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão com base no modelo polinomial ao nível de 5% de probabilidade, utilizando o software R<sup>®</sup>. Analisou-se a massa fresca comercial da parte aérea, a circunferência da cabeça, o número de folhas e o comprimento do caule. A produtividade foi estimada por meio da produção de massa fresca por hectare. Verificou-se que a aplicação de 15 g ha<sup>-1</sup> de Ni conferiu efeito significativo para a variável número de folhas. Essa dose foi ajustada ao modelo quadrático y = -0,0048x² + 0,1578x + 22,475 (R² = 0,78), na qual foi possível inferir que a dose de 16,44 g ha<sup>-1</sup> de Ni propiciou um número elevado de folhas. Apesar de não apresentarem diferenças significativas de acordo com o teste F à 5% de probabilidade, a dose de 15 g ha<sup>-1</sup> de Ni conferiu um incremento de 10,61% e 2,45% para as variáveis massa fresca e circunferência da cabeça, respectivamente. Demais análises devem ser realizadas, a fim de quantificar os teores de níquel residual em massa seca de parte aérea. 2020-11-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1166 PRODUÇÃO DE ALFACE AMERICANA SOB ADUBAÇÃO MOLÍBDICA 2021-02-05T09:47:30-03:00 Lavínia Aris de Souza Costa lavinia_vini@hotmail.com Eduardo Bucsan Emrich eduardoemrich@iftm.edu.br Fábio Janoni Carvalho fabiojanoni@iftm.edu.br A alface é considerada a principal hortaliça folhosa no Brasil. Existem diversas variedades disponíveis no mercado. Uma das que mais se destaca é a alface americana, que vem apresentando maiores índices de crescimento e aceitação pelo mercado consumidor. O manejo adequado de uma cultura em campo ou casa de vegetação para obtenção de produtividades elevadas, é fundamental a realização de uma criteriosa nutrição mineral. Em relação aos micronutrientes, o molibdênio (Mo) é um dos que mais podem afetar o desenvolvimento da alface. O Mo desempenha importantes funções no sistema biológico das plantas, participando de três enzimas catalisadoras no vegetal (redutase do nitrato, nitrogenase e oxidase do sulfito) e, por isso está diretamente relacionado ao metabolismo do nitrogênio. A deficiência de Mo pode ocasionar limitações ao crescimento não apenas da alface, mas de todas as culturas agrícolas. Desta maneira, objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho da alface americana em resposta à adubação molíbdica. O experimento foi conduzido à campo, no setor de horticultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – <em>Campus </em>Uberaba, em um Latossolo Vermelho distrófico – LVdf. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso e os tratamentos consistiram em quatro doses de molibdênio (0, 35, 70 e 105 g ha<sup>-1</sup>) aplicados na forma de molibdato de sódio, com seis repetições. As parcelas experimentais constituíram-se de canteiros<ins cite="mailto:Autor"> </ins>de 1,0 m de largura com três linhas de 1,50 m de comprimento, e espaçamento de 0,30 x 0,30 m entre plantas. A linha central constituiu a área útil, na qual foram retiradas três plantas. A aplicação de molibdênio, via foliar, deu-se aos 22 dias após o transplantio das mudas (DAT), com auxílio de um pulverizador manual. A colheita aconteceu aos 46 DAT, ocasião em que as plantas se apresentavam completamente desenvolvidas. Analisou-se a massa fresca comercial da parte aérea, a circunferência da cabeça, o número de folhas e o comprimento do caule. A produtividade foi estimada por meio da produção de massa fresca por hectare. Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão com base no modelo polinomial ao nível de 5% de probabilidade, utilizando o software R<sup>®</sup>. Verificou-se diferenças significativas para as variáveis massa fresca e número de folhas, em função das doses de molibdênio, na qual a dose de 35 g ha<sup>-1</sup> atribuiu o incremento de 26,11% e 15,96%, respectivamente. Os dados relativos as doses de molibdênio foram ajustados ao um modelo quadrático y = -0,0376x² + 3,6659x + 431,97 (R² = 0,90), o qual demonstrou que a dose de 48,75 g ha<sup>-1</sup> de molibdênio propiciou o maior rendimento de massa fresca, com 521,32 g planta<sup>-1</sup>, conferindo uma produtividade de 5,83 ton ha<sup>-1</sup>. Observou-se que na dose de 105 g ha<sup>-1</sup> ocorreu decréscimo de 23,57% na massa fresca de plantas quando comparado à dose de 35 g ha<sup>-1</sup>. 2020-11-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1176 DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE USO DA TERRA DE ALGUNS SETORES DE PRODUÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO 2021-02-05T09:47:31-03:00 Paulo Henrique de Sousa Filho paulo_henriquefilho@hotmail.com Flávia Donato flaviadonato17@hotmail.com Leirian Paloma dos Santos Silva leirianagro@hotmail.com Marco Tulio Cardoso Carminati tuliocarminati@hotmail.com Matheus Neves Ferreira matheusneves148@gmail.com José Luiz Rodrigues Torres jlrtorres@iftm.edu.br A classificação da capacidade de uso da terra visa estabelecer bases para seu melhor aproveitamento e envolve a avaliação das necessidades para os vários usos que possam ser dados a determinada gleba, entretanto, é um sistema que se baseia nos fatores negativos da terra. As informações geradas do meio físico, levando em consideração a declividade, solos e uso das terras, permitem conhecer as características e as condições das áreas, fornecendo subsídios para atividades de análise ambiental e planejamento agrícola, pois o uso inadequado de uma área é uma prática recorrente, que muitas das vezes pode ser ocasionado pelo desconhecimento do potencial agrícola da terra pelo produtor, acarretando na geração de prejuízos econômicos por não atingir o potencial esperado da cultura, ou subutilizar a capacidade da terra, reduzindo o lucro do produtor. Neste contexto, este estudo teve como objetivo determinar as classes de uso do solo de áreas agrícolas, visando informar as corretas recomendações de uso das áreas. O estudo foi desenvolvido nos setores de fruticultura, pastagem leste e heveicultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba. Foram utilizados equipamentos para levantamentos topográficos (teodolito, nível ótico, mira e trena) para análise da declividade da área. Foi observada as características da vegetação predominante em cada local e os conflitos de uso existentes. Os dados coletados foram processados e analisados em programas computacionais. As áreas do setor de fruticultura foram classificadas como classe III, com declividade variando entre 6 e 12%, onde várias frutíferas são cultivadas, em sua maioria são arbustos e árvores de porte médio, que protegem o solo contra o impacto das gotas de chuva e consequentemente contra a erosão, através da serapilheira depositada na superfície. A pastagem da área leste do IFTM foi classificada como classe II, com declividade variando entre 3 e 6%, que se encontra em estágio de degradação inicial. O setor de heveicultura foi classificado como classe II, onde o solo encontra-se protegido pela vegetação das plantas cultivadas e por sua elevada deposição de serapilheira sobre o solo. As três áreas foram caracterizadas como s5/s6/s7/c3, s5/s6/s7/c3 e c3, respectivamente. Estas duas classes identificadas nestas três áreas são consideradas nobres dentro de uma propriedade, recomendadas para cultivo de culturas anuais ou perenes de elevado rendimento, como é o caso da heveicultura e frutíferas, que aproveita o melhor das suas características físico-químicas e topográficas. Entretanto, a área de pastagem parece estar destoando deste contexto, que após esta classificação, recomenda-se que a mesma seja retirada do local para ceder espaço a uma cultura de maior rendimento e valor agregado. 2020-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1196 PRODUTIVIDADE DE HIBRIDOS DE MILHO EM SISTEMA AGROSSILVIPASTOROIL DE TERCEIRO ANO COM EUCALIPTO 2021-02-05T09:47:31-03:00 Luis Augusto Silva Domingues luisaugusto@iftm.edu.br Marcos Vinicius Siqueira de Souza mvdesouza@gmail.com <p>O sistema Agrossilvipastoril ou Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF) é uma alternativa viável de produção visando a recuperação e a otimização de áreas pois permite a combinação da agricultura, pecuária e a floresta. Contudo, se faz necessário conhecer como esses fatores se relacionam assim como a influência no meio produtivo. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência do sombreamento do eucalipto no desenvolvimento de híbridos de milho em área de sistema agrossilvipastoril de terceiro ano. O experimento foi realizado no centro de estudo em Sistema Agrossilvipastoril, localizado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triangulo Mineiro - IFTM, no município de Uberlândia – MG, no ano agrícola de 2018/2019. O delineamento experimental utilizado foi o em blocos ao acaso em esquema fatorial, 7 x 2, com quatro repetições, sendo sete híbridos de milho (P3OF35YYHR, IMPACTO VIP3, STATUS VIP3, AS1633 PRO3, AG7088 PRO3, P28866H e 711) e duas distâncias do milho em relação à linha da espécie florestal (0-3 metros e 3-6 metros). A espécie florestal utilizada foi o eucalipto, onde os blocos foram dispostos entre os renque com 15 metros. As variáveis analisadas foram: número de fileiras por espiga, número de grãos por fileira e produtividade em kg ha<sup>-1</sup>. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey com significância de 5 % de probabilidade. Não houve interação entre os híbridos de milho e as distâncias da linha de eucalipto. As características, número de fileiras por espiga, número de grãos por fileira e produtividade apresentaram efeito significativo para os híbridos utilizados. Já em relação as distâncias verificou-se efeito significativo para as características, número de grãos por fileira e produtividade, independente do híbrido utilizado. As características número de grãos por fileira e produtividade apresentaram melhores médias quando presentes na distância de 3-6 metros da linha do eucalipto. Na distância de 0-3 metros a linha de eucalipto influencia diretamente nos componentes de produção e na produtividade dos grãos. O híbrido AG7088 PRO3 apresentou maior produtividade e número de grãos por fileira. Com o desenvolvimento da cultura do eucalipto, o milho apresenta menor incremento nas características de produção nas primeiras distâncias da linha do componente arbóreo, ocasionado pelo sombreamento da cultura.</p> 2020-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1163 MOVIMENT-AÇÃO: MÍDIAS SOCIAIS NA ESCOLA ESTADUAL DO PARQUE SÃO JORGE 2021-02-05T09:47:31-03:00 Laiane Angelina Ribeiro laiane.ribeiro@estudante.iftm.edu.br Whebert Batista do Nascimento whebert.nascimento@estudante.iftm.edu.br Cristiano Borges dos Santos cristianoborges@iftm.edu.br Walteno Martins Parreira Júnior waltenomartins@iftm.edu.br Projeto de Extensão do IFTM Uberlandia Centro em conjunto com a comunidade da E. E do Parque São Jorge com intuito de aprimorar conhecimentos em midias sociais. 2020-11-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1164 DO LEGAL AO OPERACIONAL: UM OLHAR SOBRE AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS 2021-02-05T09:47:32-03:00 Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto marciaspaesleme@gmail.com Camila Maximiano Miranda Silva camilamaximiano@ufu.br As medidas socioeducativas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, e têm a finalidade de promover o fortalecimento dos vínculos familiares e a reinserção social de adolescentes em conflito com a Lei. Entre o proposto e o que está sendo realizado, há um grande paradoxo. Nesse sentido, esse artigo busca compreender as medidas socioeducativas a partir da visão dos adolescentes, autores de ato infracional, atendidos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) do município de Ituiutaba/MG. Os dados são recortes dos resultados do trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social, referente às pesquisas bibliográfica, documental e de campo, realizadas no ano de 2017. De abordagem qualiquantitativa, a pesquisa foi dividida em duas etapas: perfil dos adolescentes e medidas socioeducativas. Foram analisados os documentos de trinta adolescentes, atendidos no período de janeiro a maio de 2017. São jovens entre 12 e 19 anos, com pico nos 17 anos (56,6%), do sexo masculino (83%), negros (63%), baixa renda (60%) e moradores de bairros com altos índices de violência. Esses dados corroboram com autores como Minayo (1994) e Waiselfisz (2013), cujas pesquisas demonstram que violência no Brasil tem sexo, idade, cor e condição social. Quanto às medidas socioeducativas, foram selecionados quatro adolescentes - num total de doze que estavam em cumprimento no período de maio de 2017 - para participarem das entrevistas. O tipo de medida, prazo e o local são determinados pelo juiz. Os adolescentes visualizam as medidas como uma punição pelo ato cometido. No entanto, eles relataram que as atividades oferecidas pelo Creas não atendem às suas expectativas e não provocam mudanças de atitude. São aulas de artesanato, filmes, artes marciais, entre outras. Para eles, seria interessante a oferta de cursos profissionalizantes que pudessem inseri-los no mercado de trabalho. Alguns disseram que as medidas teriam que ser mais duras, pois só assim provocaria a mudança de postura e os fariam pensar sobre o ato cometido. Os resultados apontaram para um elevado índice de descumprimento de medidas e de reincidência no crime. Com base no exposto, percebe-se que as medidas, da forma como estão sendo aplicadas, não atende às propostas de reinserção social previstas no ECA e não provocam mudanças significativas na vida desses sujeitos, suas famílias e no ambiente em que estão inseridos. São ações isoladas de um contexto social e histórico de exclusão social que permeia a vida desses jovens desde as raízes históricas do Brasil. 2020-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1179 VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE UBERABA – MUDANÇAS NA APARÊNCIA 2021-02-05T09:47:32-03:00 Juliene Silva Vasconcelos juliene@iftm.edu.br Antônio Bosco de Lima boscodelima@gmail.com <p>Apresentamos neste trabalho reflexões que envolvem a valorização do professor da educação básica evidenciam a sua relação direta com a efetiva qualidade da educação, destacando categorias como: remuneração, jornada de trabalho, desenvolvimento profissional, condições de trabalho, formação inicial e continuada. Esta temática, que discute a trajetória profissional do professor é um espaço de intensa interlocução entre os atos normativos de âmbito nacional, destacamos: LDB, de 1996, no art. 67; Lei do Fundeb, em 2007; Lei do Piso, em 2008; e, novo PNE, em 2014, na Meta 17; e local, a Lei n. 133/1998, Lei n.449/2011 e, a Lei n. 501/2015 que constituem os três Planos de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Sua análise, reforça e amplifica o debate sobre a questão dos caminhos para a valorização docente. Assim, este trabalho propõe-se a identificar as mudanças ocorridas nos dispositivos legais de estruturação da carreira do magistério, em Uberaba/MG, do final da década de 1990 a 2020. Metodologicamente, trata-se de estudo de caso, parte integrante de texto de doutoramento, constituído a partir de pesquisa documental, visando reconhecer os caminhos evolutivos do tripé base de valorização: formação, remuneração e condições de trabalho. Ao analisar os dados, por meio de tabela comparativa, podemos constatar sobre a valorização dos professores da rede municipal de ensino de Uberaba/MG: <em>formação</em> (a Lei de 2011 traz a equiparação de formação entre os professores, ou seja, professores com mesmo nível de formação, têm a mesma remuneração; é claro o incentivo à formação – inicial e continuada na última Lei, de 2015, incentivando o desenvolvimento profissional); <em>remuneração</em> (os vencimentos, que na Lei 1998 era conforme capacidade financeira do município e verbas do FUNDEF, a partir da Lei 2011 acompanha a Lei do Piso; a Lei de 2011 apresenta retrocessos em relação a de 1998, que foram retomados em 2015, como por exemplo o fator multiplicador ao salário base ao progredir para cada nível; o extraclasse que antes referia-se a 20% da carga-horária, passa a ser de um terço (1/3) somente na Lei 2015, sendo ignorado na Lei de 2011; a Lei de 2015 acrescenta um sexto (1/6) de repouso semanal remunerado, não identificado nas anteriores; a promoção na Lei 1998 não restringe à finalização do período probatório – já as demais Leis, de 2011 e 2015, coloca esse limitante; a progressão na primeira Lei é bianual e nas demais, é anual); <em>condições de trabalho</em> (a jornada de trabalho foi variável em todas as leis; somente na última Lei, considera-se as condições de trabalho como eixo importante para valorização do professor, em seus princípios legais). Podemos considerar que todo esse movimento legal, indica o amadurecimento na estruturação da carreira dos profissionais da educação, que pouco avança em seus significados efetivos para aqueles estes trabalhadores, mas que por si, constitui-se a essência de luta de uma classe profissional observa nos dispositivos legais a aparência de sua condição.</p> 2020-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1180 O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma revisão sistemática da literatura 2021-02-05T09:47:32-03:00 Rafaela Pinheiro Lacerda rlacerda@ines.gov.br Wesley Antônio Gonçalves wesleygoncalves@iftm.edu.br <p>Conceitualmente, de acordo com Art. 2° do <a href="http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/DEC%205.626-2005?OpenDocument"><strong>Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005</strong></a><strong> </strong>a<strong> </strong>pessoa surda é aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Nos últimos anos muitos foram os avanços no que tange as leis e políticas de modo a incluir os surdos na sociedade como um todo. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) favoreceu o processo de mudanças no sistema educacional visando a educação para todos, ou seja, a inclusão deveria se tornar norma nas escolas regulares, não sendo diferente nas aulas de Educação Física.</p><p>Nesse contexto, não é suficiente apenas integrar o aluno surdo nas aulas de Educação Física, se faz necessário que professor e escola assegurem que os conteúdos dispostos no currículo estejam acessíveis, e que contribuam para o desenvolvimento motor, social-afetivo, cognitivo e cidadania desses alunos. Destarte, o objetivo do presente estudo foi<strong> </strong>compreender a epistemologia que versa e fundamenta os conceitos da inclusão na educação de surdos no contexto da Educação Física Escolar para uso de futuros estudos na área ligados ao ensino e aprendizagem da disciplina. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura entre os anos de 2015 e 2020. Os estudos sugerem que os alunos surdos possuem interesse nas aulas de Educação Física, falta domínio da Libras pelos professores, as estratégias de ensino utilizadas podem ser eficazes no processo inclusivo, é recorrente a ausência do intérprete de Libras e a inclusão tem avançado lentamente. Diante disso, para que realmente ocorra a inclusão o Estado deve oferecer capacitação a toda comunidade escolar e presença do intérprete de Libras. Juntamente, professores devem estar previamente preparados para receber alunos surdos, promovendo uma educação com qualidade e igualdade, visando a formação de um aluno incluído na sociedade, capacitado, autônomo, crítico e ciente dos seus direitos e deveres como cidadão.</p> 2020-11-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1172 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FEMININO DE SERVIÇOS DE BELEZA E ESTÉTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 2021-02-05T09:47:32-03:00 Jéssica Aparecida Silva Loiola jessikinhaptc2014@gmail.com Guilherme de Freitas Borges guilhermeborges@iftm.edu.br A prestação de serviços com foco voltado à beleza e estética está ganhando um número maior de consumidores em todo o mundo, ao passo que a sociedade tem valorizado determinados padrões. O consumidor feminino é o que mais procura pelos serviços relacionados à moda, beleza e estética, resultando em maior rentabilidade a este segmento de mercado. A pandemia do coronavírus afetou vários setores, dentre eles estética e beleza. Houve o fechamento dos estabelecimentos por meio de decretos municipais, cancelamentos de eventos, ou mesmo a desistência de clientes por motivo de contaminação, o que agravou ainda mais o segmento. Este estudo tem como objetivo principal mensurar e analisar o perfil comportamental do consumidor feminino que procura por serviços estéticos, o qual a pandemia de Covid-19 pode ter influência sobre suas práticas, costumes e hábitos. O estudo é caracterizado como bibliográfico, descritivo, quanti-qualitativo realizado por meio de coleta de dados via questionário estruturado on-line, sendo as participantes mulheres maiores de 18 anos residentes em Patrocínio/MG e região. Ao final do período de 20 (vinte) dias de aplicação, foram considerados 280 respostas válidas. O questionário apresentou duas sessões: (1) dados socioeconômicos e de comportamento de consumo e (2) assertivas sobre as medidas de higienização e prevenção contra o Covid-19, avaliando o grau de importância por meio de escala tipo Likert. Os resultados foram discutidos com a literatura que discute o consumo (Assis, 2011), o comportamento do consumidor (BlackWell, Miniard, Engel, 2005) e o Ministério da Saúde para informações sobre o novo coronavírus. Foi possível verificar que houve alteração no comportamento do consumidor feminino no período anterior e no decorrer da pandemia, tais quais: diminuição no valor médio gasto por mês com serviços estéticos, alteração no tipo de serviço procurado e os critérios que influenciaram na escolha do estabelecimento comercial. Quanto às orientações preventivas e normas sanitárias foi possível perceber que a maioria das consumidoras considerou o ponto da escala Likert que manifesta a concordância com o grau mais elevado de relevância de cada medida a ser adotada ou exigida pelo estabelecimento escolhido. Assim, o objetivo proposto foi alcançado, em que foi possível analisar o perfil e os hábitos do consumidor feminino que busca por serviços estéticos no cenário anterior e no decorrer da pandemia. Foi demonstrado que o comportamento do consumidor feminino de serviços estéticos sofreu mudanças com início da pandemia, e, portanto, o estudo contribui para a tomada de decisão de empresários e gestores dos estabelecimentos desse segmento, indicando a necessidade de adequação a este novo cenário que trouxe muitos desafios, visto que as consumidoras alteraram seus hábitos, anseios e preocupações com este novo cenário. A pandemia pode afetar no poder de decisão destas consumidoras ao preferirem, por exemplo, buscar meios alternativos como se embelezarem em casa por conta própria ou outras formas menos perigosas quanto ao risco de contaminação. 2020-11-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1174 LIQUIDEZ E RENTABILIDADE: ANÁLISE DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO AGRONEGÓCIO 2021-02-05T09:47:33-03:00 Pedro Marcos de Oliveira pedromarcosoliveira77@gmail.com Thayse Machado Guimarães thaysemg.adm@gmail.com Thayla Machado Guimarãs Iglesias thayla.adm@gmail.com A administração financeira é especializada em agregação de atividades tocantes à gestão dos recursos financeiros realizados e consumidos em uma empresa. Assim, tem a responsabilidade de atingir recursos necessários e aplicá-los, visando a maximização de lucro ou do valor de mercado do capital investido (PIMENTEL; BRAGA; CASA NOVA, 2005). Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar qual a relação entre os indicadores de liquidez e de rentabilidade em uma empresa familiar do agronegócio. É importante compreender a dinâmica desses indicadores, pois, apesar de contabilmente eles sugerirem um posicionamento de rivalidade, há evidências na literatura que sugerem a coexistência dos mesmos. Optou-se, portanto, pela análise de uma empresa do agronegócio, por isso esse estudo se classifica como estudo de caso, para compreender o comportamento dos indicadores de liquidez e de rentabilidade, bem como o relacionamento entre ambos ao longo dos 20 anos de existência da organização, ou seja, o período analisado é de 1999 a 2018. Foram realizadas análises descritivas, com o suporte de gráficos para verificar se havia alguma tendência de comportamento dos índices, bem como análise de correlação de Spearman e de regressão linear múltipla. As principais evidências sugeriram que a organização apresenta boa capacidade de honrar com os compromissos assumidos, visto que os indicadores de liquidez corrente, seca e geral apresentam valores médios superiores a 1. Além disso, no tocante aos indicadores de rentabilidade, notou-se que, ao longo dos 20 anos analisados, os indicadores ROA e ROE tiveram comportamento mais constante, cujas respectivas médias corresponderam a 5,84% e 9,42%. Entende-se, dessa forma, que o custo máximo indicado que a empresa pode incorrer sem que tenha prejuízos é de 5,84% e que os sócios tiveram uma remuneração de cerca de 9% por investirem seu capital no próprio negócio. Quanto ao GAF, foi observado comportamento inconstante e com alto desvio padrão, o que sinaliza que a empresa apresentou maior viabilidade de retorno com a utilização de recursos de terceiros, viabilidade esta que foi diminuindo ao longo do tempo. Os resultados sugerem, portanto, que ao considerar somente a conta mais líquida do ativo circulante, ou seja, a conta caixa, o investimento na capacidade de pagamento da empresa não prejudica a rentabilidade do negócio. Ademais, quando analisada a saúde financeira da empresa de curto e longo prazo (liquidez geral) há uma tendência à convergência com os indicadores de rentabilidade. Contudo, no curto prazo (considerando a liquidez corrente), há conflito entre liquidez e rentabilidade. 2020-11-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1187 GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRAS: UM COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARTICULAR E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA PATROCINENSES 2021-02-05T09:47:33-03:00 Emanuelle Angeline do Risse Tobal Garcia Lopes emanuelletobal@gmail.com Bianca Soares de Oliveira Gonçalves bianca@iftm.edu.br <p class="4-ResumoKeyWord">O tema proposto no estudo referiu-se a uma análise entre dois setores de compras, sendo um de uma instituição particular e outro de uma instituição pública, no município de Patrocínio-MG. A motivação para este estudo baseou-se nas peculiaridades das compras públicas, que devem seguir normas legais, norteada pela doutrina jurídica e jurisprudência mas, não obstante de algumas peculiaridades, também está o setor de compras das instituições particulares, pois nestas, o departamento de compras é o responsável por obter todo o material necessário para que a empresa mantenha seus processos produtivos funcionando. O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma análise comparativa da percepção do comprador sobre o sistema de compras entre uma instituição de ensino particular e uma instituição de ensino pública. Já o objetivo específico foi levantar a percepção dos compradores sobre o sistema de compras de ambos, por meio da aplicação de um questionário. Também, identificar as características e habilidades que apontaram como necessárias para ocupação do cargo de comprador. O trabalho foi um estudo de caso, tendo como fonte de pesquisa uma instituição pública e uma privada no município de Patrocínio-MG, foi caracterizado como descritivo. Como resultados foi possível apontar que a instituição de ensino pública segue as normativas que regem as compras públicas (instruções normativas, orientações, leis, decretos e portarias). ção. O comprador da instituição pública mencionou como indicador que atualmente, têm-se disponíveis, relatórios gerenciais, que indicam a economia gerada nas licitações (preço estimado versus preço homologado). O trabalho proporcionou um melhor entendimento da importância de um departamento de compras dentro de duas instituições de ensino, independentemente da natureza jurídica. Foi possível afirmar que a percepção de cada comprador está muito alinhada às tarefas do seu dia a dia. <strong></strong></p><p class="4-ResumoKeyWord"> </p> 2020-11-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1210 FICHA TECNICA 2021-02-05T09:47:29-03:00 Adelar José Fabian sepit@iftm.edu.br 2021-02-05T00:00:00-03:00 Copyright (c)