https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/issue/feed Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal 2024-08-16T00:00:00-03:00 Dra. Vanessa Cristina Caron inova@iftm.edu.br Open Journal Systems <p> A <strong>Revista Inova Ciência e Tecnologia / Innovative Science and Technology Journal - RICT / ISTJ </strong>é um periódico de divulgação científica publicado pelo <strong><em>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro</em> <em>(IFTM)</em></strong><em> Uberaba, MG, Brasil</em>, e tem por missão divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas.</p> <p><span style="font-weight: 400;">Adota o sistema de publicações em fluxo contínuo (<em>rolling pass</em>), sendo a Revista organizada em um número anual. Encontra-se hospedada no Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e recebe apoio da Editora IFTM.</span></p> <p><strong>ISSN Eletrônico: 2447-598X | DOI: <strong>10.46921</strong> |</strong></p> <p><strong> Qualis 2017-2020: B4<br /></strong></p> <p>A revista objetiva publicar artigos originais e inéditos, elaborados em Português e Inglês, nas áreas de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência da Computação e Educação.</p> <p>Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site, por meio do <a href="https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/user/register">cadastro</a>, e nas seguintes formas: Artigos Científicos ou notas científicas/técnicas. </p> <p>O trabalho submetido à publicação deverá ser cadastrado no portal da revista.</p> <p><strong>Diretrizes para os autores no endereço:</strong></p> <p><a href="https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/about/submissions#authorGuidelines">http://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/about/submissions#authorGuidelines</a></p> https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1281 PRODUÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS E RELAÇÃO COM A COMPACTAÇÃO SOLO EM ÁREAS CULTIVADAS COM CANA-DE-AÇÚCAR 2024-03-05T17:42:18-03:00 José Luiz Rodrigues Torres jlrtorres@iftm.edu.br Luiz Victorio França Guardieiro luizvictorio2902@gmail.com Joao Pedro Gomes Sousa jooaopeedrogomess@gmail.com Caio Provazi Monteiro Alves caioprovazi15@hotmail.com Rafael Daines rafael.daineis@estudante.iftm.edu.br Dinamar Márcia da Silva Vieira marcinha_0202@hotmail.com <p>A colheita mecanizada da cana-de-açúcar produz elevada quantidade de palha, que é depositada na superfície do solo após cada corte, mantendo-o totalmente coberto, com isso proporciona sua proteção contra processo erosivos, pode aumentar o teor de matéria orgânica e ciclar quantidades consideráveis de nutrientes, além disso contribui para a redução da compactação superficial. O objetivo deste estudo foi avaliar a produção e decomposição dos resíduos vegetais da cana-de-açúcar depositados na superfície e sua relação com a compactação do solo. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso (DBC), sendo que os tratamentos constaram de sete épocas de avaliação da taxa de decomposição: 0, 15, 30, 60, 90, 120 e 150 dias após a colheita. Para os atributos físicos também foi utilizado o DBC, sendo avaliada seis profundidades: 0,00-0,10; 0,10-0,20; 0,20-0,30; 0,30-0,40, 0,40-0,50 e 0,50-0,60 m, ambos DBCs com cinco repetições. Para avaliar a decomposição utilizou-se a metodologia das sacolas de decomposição, também avaliou-se os seguintes atributos físicos: resistência a penetração das raízes, densidade, umidade e porosidade do solo. Observou-se o aporte de 13,8 Mg ha<sup>-1 </sup>de palha na superfície do solo após a colheita, que ao final de 120 dias a taxa de decomposição foi de 62%, restando 5,3 Mg ha<sup>-1 </sup>&nbsp;de palha; A decomposição dos resíduos da cana-de-açúcar depositados na superfície do aumentou acentuadamente com o aumento da precipitação; A área cultivada com cana-de-açúcar no quarto corte apresenta níveis de compactação elevado na camada de 0,10 a 0,30 m e consequentemente serias restrições ao desenvolvimento radicular normal da cultura.</p> 2024-10-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1377 EFICÁCIA AGRONÔMICA DE Priestia arybathaii E Priestia megaterium SOBRE A PRODUTIVIDADE DA SOJA (Glycine max) 2024-02-28T10:25:37-03:00 Stephany Baumer Franceschini qualidade@biotainova.com.br Isabel Cristina Padula Paz isabel@biotainova.com.br Alexandre Martins Guimarães qualidade@biotainova.com.br <p>O cultivo de soja enfrenta desafios diante da necessidade global de aumentar a produção de alimentos e da crescente discussão sobre a redução do uso de insumos químicos. Os efeitos da agricultura intensiva ganham destaque diante da variação climática no Brasil, somada ao aumento das médias globais de temperatura. Diante desses desafios, eventos climáticos extremos, como estresse hídrico e secas, ressaltam a urgência de alternativas agrícolas mais resilientes. Assim, o uso de microrganismos, em especial inoculantes, torna-se uma alternativa sustentável que reduz o consumo de recursos finitos e agressivos para a produção de grãos. Os microrganismos <em>Priestia aryabathaii</em> e <em>Priestia megaterium</em> possuem comprovação científica, pois, ao produzir exopolissacarídeos (EPS) desempenham um papel essencial na regulação da movimentação dos nutrientes e da água em direção às raízes das plantas, mitigando os efeitos do estresse hídrico. O presente trabalho, portanto, objetiva avaliar a eficácia agronômica do produto “ESTIVE” <em>Priestia arybathaii</em> (sin. <em>Bacillus arybathaii</em>) + <em>Priestia megaterium</em> (sin. <em>Bacillus megaterium</em>), para o crescimento da soja (<em>Glycine max</em> (L.) Merrill) em cinco condições edafoclimáticas diferentes. Os resultados mostraram aumento significativo no crescimento da soja em altura, peso seco e produtividade com o uso do inoculante, evidenciando sua adaptabilidade em diferentes regiões. Houve um incremento de 2 a 15 sacos/hectare na produtividade em comparação com a testemunha absoluta. Conclui-se que o inoculante possui potencial significativo para otimizar o desenvolvimento da cultura em diversos ambientes, destacando-se como uma estratégia promissora para impulsionar a produção de soja de maneira eficiente e sustentável.</p> 2024-10-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1378 CHEMICAL AND SENSORY QUALITY OF SPECIALTY COFFEES MARKETED IN MINAS GERAIS, BRAZIL 2024-04-25T09:53:38-03:00 Flávio Meira Borém flavioborem@ufla.br Luana Haeberlin haeberlin.luana@hotmail.com Laís de Oliveira Silva lais_silva87@yahoo.com.br Ana Paula de Carvalho Alves anapaula.alves@ufla.br Claudia Mendes dos Santos claumsantos@yahoo.com.br <p>A lei da oferta e demanda é um conceito fundamental nas relações de compra e venda,<br />e descreve a interação entre a disponibilidade de um produto ou serviço (oferta) e a disposição<br />dos consumidores em adquiri-lo (demanda). No mercado de cafés especiais não é diferente, os<br />melhores grãos, normalmente colhidos em pequena escala, são os mais desejados e, por isso,<br />paga-se mais por eles, portanto cafés com diferentes níveis de qualidade apresentam valores<br />diferentes, contudo valores muito elevados potencialmente desmotivam o consumidor a comprar<br />um produto. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar o preço de venda e a qualidade sensorial atrelados à composição química e às características físicas de cafés especiais comercializados<br />em Minas Gerais, Brasil. Para tanto, foram adquiridos aleatoriamente 20 cafés especiais torrados<br />comercializados como especiais em cafeterias de Belo Horizonte e Lavras, MG. A qualidade dos<br />produtos foi avaliada por análise sensorial, determinação de cor (Agtron) e perfil de compostos<br />voláteis e bioativos. Todos os cafés foram classificados como especiais, com notas sensoriais de<br />81,1 a 87,8 pontos. O perfil de compostos voláteis permitiu identificar os compostos relacionados aos cafés com escores sensoriais ≥ 84,5 pontos e &lt; 84,5 pontos. Os compostos bioativos, o<br />preço de venda e a cor Agtron não estiveram relacionados com a qualidade sensorial das amostras de café avaliadas.</p> 2024-10-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1278 Sistema cook-chill de produção de alimentos 2024-04-24T10:04:08-03:00 Geralda Vanessa Campos Machado geraldavanessacamposmachado@gmail.com Eric Batista Ferreira eric.ferreira@unifal-mg.edu.br <p>O mercado de produção de refeições para coletividades deve sempre estar atento a qualidade dos alimentos: sensorial, nutricional e microbiológica. Diferentes técnicas fornecem alimentos com qualidades diferentes. O sistema <em>cook-chill</em> busca a produção de refeições que possam ser armazenadas sob refrigeração após a cocção e reaquecidas logo antes do consumo. Essa técnica segue um fluxo padrão para a produção de refeições: cocção – resfriamento rápido – armazenamento refrigerado – regeneração – distribuição. Todo o processo deve ser realizado levando em consideração um controle rigoroso de tempo e temperatura. No entanto, a literatura é carente de revisões integralizadoras sobre o uso dessa técnica. Diante desse cenário, o estre trabalho busca revisar trabalhos que analisam o sistema <em>cook-chill</em>, tanto nos seus aspectos administrativos quanto nutricionais. Foram considerados trabalhos publicados desde a década de 1970, momento em que este sistema surge em países da Europa e Estados Unidos. Não há um consenso entre os estudos de que o sistema <em>cook-chill</em> seja o mais benéfico, indicando que a gerência do mesmo impacta nos seus resultados. A escolha pelo método <em>cook-chill</em> deve ser bem avaliada pelos diretores dos serviços de alimentação, especialmente se o principal objetivo for a economia nos custos. Esse sistema se mostra especialmente interessante para sistemas descentralizados de produção de alimentos. A implantação de um sistema misto/híbrido de produção, que combine técnicas <em>cook-chill</em> e convencionais, pode ser uma alternativa para o preparo de refeições que satisfaça os interesses dos clientes e gerentes.</p> 2024-10-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/1331 ESCOLARIZAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOB A ÓTICA DE UM DOCENTE RECÉM-FORMADO 2023-11-12T12:47:48-03:00 Cleidineia Cavalcante da Costa cleidineiastm@gmail.com <p>A escolarização e a inclusão de alunos com deficiência intelectual (DI), papel da família, da escola e do Estado, porém como espaço promotor da socialização e democratização do conhecimento, a escola precisa estar preparada para receber e atender as singularidades intelectuais do aluno com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo do estudo foi descrever e analisar o ambiente escolar e as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de alunos com DI, por uma professora recém-formada e sem qualquer formação específica em educação especial. A metodologia utilizada consistiu numa análise descritiva qualitativa dos fatos relatados pela docente, categorizados em: ambiente de ensino, professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem e alunos com DI. Para cada eixo, foram levantados pontos positivos e negativos, conforme fundamentação da literatura. Constataram-se o uso de práticas pedagógicas que, no contexto investigado, não viabilizaram a aprendizagem ou a inclusão dos alunos com DI, devido a ausência de capacitações pedagógicas, de infraestrutura adequada e de materiais didáticos diferenciados. Por outro lado, um dos alunos investigados que é acompanhado pela família e recebe atendimento periódico por especialistas, apresentou aprendizagens profícuas para a faixa etária. Por fim, é perceptível que o ambiente escolar e a docente não estavam aptos a favorecer um ensino de qualidade aos alunos com DI. Da mesma forma, observou-se a necessidade de um trabalho conjunto, entre as Instituições vinculadas ao processo, para garantir o bem-estar social e educacional de alunos especiais.</p> 2024-08-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal