https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/issue/feed Boletim Técnico IFTM 2025-07-24T11:04:37-03:00 Equipe Editorial Boletim Técnico boletimtecnico@iftm.edu.br Open Journal Systems <p>O Boletim Técnico IFTM é um periódico na forma eletrônica, de divulgação de trabalhos técnicos-científicos. Sua missão é divulgar o conhecimento produzido pela comunidade geral das áreas de <span style="font-weight: 400;">Humanidades, Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar.</span></p> <p>O Boletim objetiva publicar trabalhos técnicos originais e inéditos, elaborados em português, que se enquadram nas citadas áreas .</p> <p>Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site <a href="https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm">Boletim IFTM</a>, e nas seguintes formas: <strong>cartilha técnica</strong>, <strong>relato de experiência</strong>, <strong>entrevista</strong> e <strong>resenha</strong>.</p> <p>O trabalho submetido à publicação deverá ser cadastrado no portal do Boletim Técnico.</p> <p> </p> <p><strong>ISSN Eletrônico: 2447-5998 </strong></p> <p><strong>Qualis 2017-2020: C</strong></p> <p> </p> <p><strong>Diretrizes para os autores no endereço: </strong></p> <p><strong><a href="https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/about/submissions#authorGuidelines">http://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/about/submissions#authorGuidelines</a></strong></p> <p> </p> <p> </p> https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/1396 EDITORA CAPACITA 2024-11-12T09:15:38-03:00 Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz carlaregina@iftm.edu.br Ana Clara Santos Costa anaclara@iftm.edu.br <p>O projeto Editora Capacita é uma ação da Editora IFTM, em parceria com o Conselho Editorial da Editora e a Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM. O projeto teve a primeira edição em 2023 e foi ampliado em 2024. Neste relato de experiência apresentam-se a proposta, percepções, dados e análises dos dois primeiros anos de ocorrência.&nbsp;</p> 2025-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Boletim Técnico IFTM https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/1395 Cronicamente Falando 2025-02-04T10:43:39-03:00 Henrique Moreira henriquemoreira@iftm.edu.br <p><strong>Resumo: </strong>Cronicamente Falando foi um projeto de extensão, feito com alunos do ensino médio integrado aos cursos técnicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba Parque Tecnológico, que teve início em 2020 e foi finalizado em 2021, durante a pandemia da covid-19. Inicialmente, o trabalho consistia em pesquisar sobre o gênero textual crônica e desenvolver textos relacionados aos temas do cotidiano, como pandemia, racismo, datas comemorativas, dentre outros. O objetivo principal era fomentar o estudo de obras e autores consagrados para embasamento teórico e literário da produção de crônicas com a finalidade de avivar o desenvolvimento das habilidades linguísticas; sendo elas ouvir, ler, escrever e falar. A pesquisa foi essencialmente bibliográfica, por se adequar aos interesses do estudo em questão. Os encontros ocorreram semanalmente para que fossem definidos os temas. Assim, buscou-se desenvolver o pensamento crítico por meio das leituras e dos debates que ocorreram nesse período. No decorrer dos encontros, eram feitas as análises das redações por todos os membros, observando-se aspectos literários e gramaticais. Esperava-se que fossem escritos dez textos literários que pudessem ser gravados e postados no Youtube; no entanto, foram produzidos cerca de 50 textos que culminaram na publicação de um livro pela Editora IFTM.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Crônicas; Produção textual; Habilidade linguística; Literatura.</p> 2025-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Boletim Técnico IFTM https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/1394 A alma não tem cor 2024-12-11T14:00:48-03:00 Henrique Moreira henriquemoreira@iftm.edu.br Luis Ubirajara luis.ubirajara@estudante.iftm.edu.br Thiago Santos thiago.ss@estudante.iftm.edu.br <p class="Default" style="text-align: justify;"><strong>Resumo:</strong> A sociedade brasileira é constituída por diversos povos; contudo, alguns deles não têm tido a devida atenção e, por muitas vezes, têm sido esquecidos ou discriminados em sua essência. Este projeto buscou pesquisar em diversificadas fontes e desenvolveu um <em>site </em>que apresenta variados gêneros textuais e artísticos relacionados aos temas africanos e indígenas, fomentando a importância desses povos para a formação do Brasil. Para tanto, fizeram parte desta investigação um professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro <em>Campus </em>Avançado Uberaba Parque Tecnológico e dois estudantes do Ensino Médio Integrado (um do Curso Técnico em Eletrônica e outro do Curso Técnico em Computação Gráfica). O objetivo geral foi contribuir para a evidenciação da importância dos povos africanos e indígenas para a formação da identidade do povo brasileiro. A metodologia utilizada foi substancialmente de caráter qualitativo, a partir de estudos bibliográficos e acessos a diferentes <em>sites </em>de música, documentários, filmes e outros gêneros pertinentes ao trabalho. As leituras e análises permitiram estabelecer uma base teórica que contribuiu para o desenvolvimento de uma abordagem mais aprofundada sobre assuntos relativos à cultura afro-indígena-brasileira. As reuniões aconteceram semanalmente para a definição de temas relevantes, de interesse dos estudantes e auxiliaram nas pesquisas em <em>sites </em>especializados, livros, discos e plataformas de <em>streaming</em>. O estudo trouxe informações atuais de diversas áreas do conhecimento, principalmente àquelas relativas aos desafios enfrentados pelas minorias. Ocorreram pesquisas relativas às histórias dos povos africanos e indígenas, além de debates sobre temas que permeiam a identidade do povo brasileiro. Tudo isso, atendendo a leis e decretos que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas redes de ensino do país. O <em>site </em>criado pode ser acessado por meio do endereço: <em>https://guilhermeluis801.wixsite.com/a-alma-n-o-tem-cor</em>.</p> <p class="Default" style="text-align: justify;"><strong>Palavras-chave: </strong>Cultura africana. Cultura indígena. Educação. Identidade. Relações étnico-raciais.</p> 2025-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Boletim Técnico IFTM https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/1415 LUPA DE ALTO TEOR EM ALIMENTOS CÁRNEOS: 2025-02-27T15:16:07-03:00 Ionara Cabral Ramos ionara.cabralramos@estudante.iftm.edu.br Renata Vieira Chaves Gabriel renata.gabriel@estudante.iftm.edu.br Patrícia Lopes Andrade patricialopes@iftm.edu.br <p>A informação sobre o alto teor de nutrientes nos alimentos é crucial para ajudar os consumidores a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. A lupa de alto teor, um alerta visual, indica quando um alimento possui altos níveis de sódio, gorduras saturadas ou açúcares adicionados. Implementada pela Anvisa em 2022, a lupa visa aumentar a transparência e é obrigatória em produtos que excedem certos limites desses nutrientes. A introdução da lupa de alto teor tem um impacto significativo na saúde pública. Uma rotulagem clara e objetiva pode influenciar positivamente as escolhas alimentares, reduzindo o consumo de açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas, o que pode levar a uma diminuição na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. O TCC será desenvolvido em formato de Cartilha Técnica, com fotos intuitivas e explicativas, orientando os consumidores a fazer escolhas informadas sobre os nutrientes.&nbsp;<br>Estudos indicam que alertas visuais nos rótulos de alimentos influenciam significativamente as escolhas alimentares. A correta interpretação da lupa proporcionará mais clareza e visibilidade às informações nutricionais, promovendo uma alimentação mais saudável e consciente.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Boletim Técnico IFTM https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/1402 DOCE DA CASCA DE MELANCIA: 2025-01-07T15:17:47-03:00 Débora Magalhães de Souza Silva debora.magalhaes@estudante.iftm.edu.br Gabriel Henrique Toscano Lopes Godoi Gabriel.godoi@estudante.iftm.edu.br Patrícia Leal de Almeida patricia.leal@estudante.iftm.edu.br Telma Guimarães Ferreira telma.ferreira@estudante.iftm.edu.br Claudia Maria Tomas Melo claudiamelo@iftm.edu.br <p>Esta cartilha traz a metodologia do processamento de casca de doce de melancia e a determinação dos parâmetros físico químicos. </p> <p>A utilização integral dos alimentos deve ser incentivada não apenas pelo aspecto econômico, mas também por oferecer produtos de alta qualidade e valor nutricional.</p> <p>É importante explorar e divulgar os benefícios do doce de casca de melancia para que os consumidores conheçam as possibilidades de aproveitamento das partes geralmente descartadas das frutas. Este é um produto alternativo, de baixo custo, de alto valor nutricional, conforme verificado nos resultados da pesquisa, oferecendo uma solução viável para o problema dos resíduos da indústria de processamento de frutas.</p> 2025-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Boletim Técnico IFTM https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/1451 Expediente n.10/2024 2025-07-03T11:09:44-03:00 Boletim Técnico boletimtecnico@iftm.edu.br 2025-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Boletim Técnico IFTM https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/article/view/1450 Palavras da Equipe Editorial 2025-07-03T11:02:22-03:00 Boletim Técnico boletimtecnico@iftm.edu.br <p>Na décima sexta edição do Boletim Técnico do IFTM, convidamos vocês, leitores, a mergulharem em temáticas que movimentam a ciência, a educação e a responsabilidade social. Para tanto, estão publicados 05 trabalhos que representam as atividades desenvolvidas no âmbito do IFTM e pela comunidade externa, sendo 02 cartilhas técnicas e 03 relatos de experiência.</p> 2025-07-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Boletim Técnico IFTM