CRIAÇÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS PARA O ENSINO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Daniel Pena Pereira, Bruno Pereira Garcês, Cátia Helena Caldeira Brant Ferreira Pereira

Resumo


A disciplina silvicultura faz parte da formação de engenheiros agrônomos e florestais, dentro da área de Ciências Agrárias. Objetivou-se com esse estudo relatar a experiência do uso de recursos midiáticos na apresentação de trabalhos na disciplina de Silvicultura no curso de agronomia do IFTM. A metodologia escolhida foi a proposição em grupo de criação de uma mídia específica para aplicação no trabalho de seminário. Conforme a divisão dos grupos em temas diversos, a atividade envolveu 26 alunos do 7º período do curso, no mês de junho de 2017.  Abordaram-se os temas tais como tipos de colheita e de transporte florestal, corte e extração florestal. Avaliou-se a eficácia deste método através da participação dos alunos e de teste no ambiente Kahoot. A estratégia disponibilizou de forma mais interativa e interagiu os alunos com os diferentes assuntos. O resultado foi enriquecedor e abriu portas para a aplicação de novas estratégias no ensino da disciplina.

Palavras-chave


Aprendizagem centrada nos estudantes; educação; metodologias ativas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.