ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS APLICADO A SENSORIAL DE ALIMENTOS

Autores

  • Nayara Félix Silva Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
  • Elisa Norberto Ferreira Santos Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Resumo

Análise sensorial  é um conjunto de técnicas que através dos sistemas sensoriais: olfativo, tátil, auditivo, gustativo e visual é capaz de identificar quais os atributos são desejáveis para determinado alimento com objetivo de reduzir, incorporar, suprir e intensificar o "produto" atendendo as expectativas dos consumidores. Quando se faz um levantamento de grande quantidades de dados, a Análise Componentes Principais (ACP) tem como idéia a redução na quantidade de massa de dados com menor perda possível de informações. Essa técnica tem como permitir uma representação gráfica das diferenças de aceitação entre as amostras em uma escala bi-dimensional, possibilitando a identificação de cada consumidor e suas preferências em relação aos alimentos avaliados. O “R” é um software de estatística gratuito , no qual possui código de programação livre permitindo construção de gráficos. Para cada análise estatística existe um pacote específico que auxilia o estatístico. O presente trabalho objetivou aplicar um estudo de caso na área de análise sensorial de alimentos utilizando o software “R”  e o pacote facto mine R.

Referências

BARBOZA, L. M. V; FREITAS, R. J. S; WASZCZYNSKYI, N. Desenvolvimento de produtos e análise sensorial. Brasil alimentos, nº 18, Janeiro/Fevereiro de 2003.

DAMÁSIO, M. H.; COSTELL, E.; DURAN, L. Optimising acceptability of low-sugar strawberry gels segmenting consumers by internal preference mapping. Journal of the Science of Food and Agriculture, Sussex, v.79, n.4, p.626-632, 1999.

HONGYU, K; SANDANIELO, V. L M; JUNIOR, G. J. O. Análise de Componentes Principais: resumo teórico, aplicação e interpretação.

Engineering and Science, v. 1, n.5, p. 83-90, 2015.

MINIM, V. P. R. Análise Sensorial - estudo com consumidores.Viçosa: UFV, 2010. 308p.

STONE, H.; SIDEL, J. Sensory evaluation practices. New York: Academic Press, 1993.338 p.

VARELLA, Carlos Alberto Alves. Análise de Componentes Principais. 2008. 12f. Dissertação (Pós Graduação em AGRONOMIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.

Downloads

Publicado

28/12/2018

Como Citar

Silva, N. F., & Norberto Ferreira Santos, E. (2018). ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS APLICADO A SENSORIAL DE ALIMENTOS. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/603