MINICURSOS INTERDISCIPLINARES COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E EMANCIPAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Roberto Augusto Pereira de Sousa, Karina Cristina da Cruz Freitas, Marina Farcic Mineo

Resumo


Os minicursos, normalmente oferecidos para abordarem de modo rápido um assunto específico que contribua com a formação acadêmica, podem também ser utilizados como ferramenta interdisciplinar para a sensibilização ambiental. Neste trabalho, foi desenvolvido um minicurso sobre aspectos ambientais, ecológicos e socioculturais das cigarras para ser ofertado a alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro visando desmistificar o estigma de praga agrícola deste grupo de insetos e contextualizar a questão em relação a problemas ambientais. O minicurso teórico/prático foi avaliado em um teste piloto com êxito. A atividade pode colaborar para a construção de uma nova visão sobre o tema para os discentes, formando cidadãos ambientalmente críticos.

Texto completo:

PDF

Referências


AUGUSTO, D. Brasil registra aumento de transgênicos e agrotóxicos nas lavouras.Ecodebate-Cidadania & Meio Ambiente. Jan. 2011.

BEAMER, R. H. Biology of Kansas Cicadidae. Kansas. Kansas University Science. pp. 155-263. (Bulletin, 18). 1928.

BRAICK, P. R. Estudar História: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental de 06/06/2012. MEC/CNE. Publicado no D.O.U. de 15/06/2012, Seção 1, p.18.

SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio-ago. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.