CONSUMISMO ALIMENTAR E O ACÚMULO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Mayta Vilhar Siqueira Instituto Federal do Triângulo Mineiro campus Uberaba
  • Raíssa F. Alves
  • Marina Farcic Mineo

Palavras-chave:

Alimentação, Conservação da natureza, Educação ambiental, Preservação ambiental.

Resumo

Em busca de um futuro viável e menos impactante ao meio ambiente, é necessário repensar o modo de vida atual. Este trabalho retrata uma ação de intervenção realizada nesse sentido, com o objetivo de sensibilizar estudantes sobre o consumismo alimentar e sua responsabilidade na geração de resíduos sólidos. Após etapa inicial de levantamento bibliográfico, foi desenvolvido um minicurso baseado em ferramentas da Educação Ambiental Crítica, sendo aplicado a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, incluindo informações técnicas contextualizadas sobre o tema, além de abordar saúde e consumo sustentável. A exposição foi dialogada, com momento dedicado exclusivamente a debate e produção textual em duplas ao final. Notou-se intensa participação dos alunos, com momentos importantes de reflexão por parte do público-alvo e êxito na correlação do consumismo alimentar ao acúmulo de resíduos sólidos verificada por meio da atividade final, permitindo que fosse despertado o sentimento corresponsabilização sobre a situação.

Biografia do Autor

Mayta Vilhar Siqueira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro campus Uberaba

Possui segundo grau pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro(2013). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no período de 2015 à 2018. Atuou como voluntária no Projeto Protetores dos Animais do IFTM (P.A.I.) no período de 2016 à 2018). E integrante do projeto de Levantamento De Moscas DOLICOPODÍDEAS (DIPTERA: DOLICHOPODIDAE) NO IFTM - CAMPUS UBERABA.

Referências

CAPRA, F. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 11 ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

FRANZON, I. Consumismo e seus exageros: uma barreira à sustentabilidade. 43p. Tese - Pós Graduação em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, Universidade Federal do Paraná, 2014.

JACOBS, A. Como a grande indústria viciou o Brasil em Junk Food. The New York Times. Disponível em: www.nytimes.com/2017/09/16/health/brasil-junk-food.html. Acesso em: 14 Jun. 2018.

SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA, P.; FERRARO JUNIOR, L.A. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, vol. 31, n. 2, p. 285-299. 2005

Downloads

Publicado

08/02/2019

Como Citar

Siqueira, M. V., Alves, R. F., & Mineo, M. F. (2019). CONSUMISMO ALIMENTAR E O ACÚMULO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/557