COMO COMPREENDER AS REVISTAS CIENTÍFICAS PARA DIVULGAR AS PESQUISAS REALIZADAS

Autores

  • Reane Franco Goulart Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba
  • Jady Quirino Moura Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba

Palavras-chave:

Qualis, Revistas indexadas, informática, pesquisa

Resumo

A publicação de artigos científicos é uma atividade fundamental no meio acadêmico, sendo essencial para um cientista de verdade. Artigos publicados em revistas científicas e indexadas em uma ou mais base de dados tornam suas descobertas acessíveis de forma duradoura. Entende-se de revista indexada uma revista científica cujos artigos são cadastrados em uma base de dados (ex: Scopus, Scielo, LILACS, etc.) e possuem Qualis. Qualis é uma classificação de periódicos nacionais e internacionais mantida pela CAPES. Essa classificação possui atualização anual e segue uma série de critérios definidos, sendo dividida em oito níveis em ordem de qualidade (A1;A2;B1;B2;B3;B4;B5;C), sendo o A1 o estrato mais elevado e o C o de menor importância, tendo peso zero. Este trabalho vem sendo desenvolvido com o objetivo de identificar revistas indexadas com e sem Qualis voltadas à área de informática, como por exemplo a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE); Revista Brasileira de Sistemas de Informação (iSys); Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS); entre outras, e também compreender os requisitos para a submissão de artigos de cada revista e os procedimentos para publicação do artigo, afim de conscientizar o corpo docente e discente de como publicar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em revistas indexadas com e sem Qualis.

Referências

MELLO, Marco. Como escolher uma revista para publicar seu artigo. (2013) Disponível em: < https://marcoarmello.wordpress.com/2013/05/08/escolhadarevista/>. Acesso em: 25 mai. 2018.

GOULD, Julie. How to get published in high-impact journals: big research and better writing. (2014) Disponível em <http://blogs.nature.com/naturejobs/2014/11/03/how-to-get-published-in-high-impact-journals-big-research-and-better-writing/>. Acesso em: 25 mai. 2018.

SOUZA, G. H. S. Como escolher o periódico certo para o seu artigo científico? (2014) Disponível em: <http://posgraduando.com/como-escolher-o-periodico-certo-para-o-seu-artigo/>. Acesso em: 26 mai. 2018.

SOUZA, G. H. S. A classificação de artigos e periódicos pela capes. Disponível em: < http://posgraduando.com/classificacao-periodicos-qualis-capes/>. Acesso em: 26 mai. 2018.

Qualis. Disponível em: <http://capes.gov.br/component/content/article?id=2550:capes-aprova-a-nova-classificacao-do-qualis> Acesso em: 27 mai. 2018.

Downloads

Publicado

08/02/2019

Como Citar

Goulart, R. F., & Moura, J. Q. (2019). COMO COMPREENDER AS REVISTAS CIENTÍFICAS PARA DIVULGAR AS PESQUISAS REALIZADAS. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/540

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)