DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO UTILIZANDO ARDUÍNO

Autores

  • André Carlos Matos Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patos de Minas
  • Thiago Resende Larquer Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas, Patos de Minas, MG

Resumo

Atualmente os cursos envolvendo a área de elétrica e eletrônica estão crescendo no âmbito acadêmico de forma expressiva. Esse fato se deve ao grande aumento do número de máquinas, computadores sistemas elétricos e de microprocessadores que o mundo está tendo, sendo até chamado de a terceira revolução industrial. Desta forma muitos cursos, seja de nível técnico ou superior, podem ser encontrados com facilidade no mercado. O problema é que muitos destes cursos ofertados têm uma didática muito ruim que não possibilita o aprendizado adequado, a carência de aulas práticas, por exemplo, é um dos fatores que mais dificulta a formação adequada do estudante. Desta forma muitas empresas desenvolvem bancadas didáticas para que alunos possam ter uma experiência muito mais proveitosa quando se diz a aplicação de seus conhecimentos.  Em se tratando de cursos relacionados à elétrica, muitas matérias específicas possuem bancadas comerciais que facilitam o processo de ensino/aprendizagem. Porém algumas áreas possuem poucas opções a respeito de recursos didáticos para a realização de aulas práticas, como por exemplo, as disciplinas que envolvem o estudo de microprocessadores e seus sensores (Automação Industrial, Instrumentação, etc.). Quando se trata de microprocessador, atualmente podemos observar o destaque do Arduino nesse mercado, sendo assim este projeto se destina ao estudo de métodos para lecionar conteúdos referentes ao microprocessador Arduino e seus periféricos incluindo relatórios e um sistema integrado que possibilite o estudo de vários sensores aplicados em um mesmo propósito ou meio para evitar perda de tempo com montagem.

Biografia do Autor

André Carlos Matos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patos de Minas

Estudadante do ensino médio integrado ao curso técnico no IFTM.

Referências

REFERÊNCIAS

A lista de referências bibliográficas a seguir aponta as fontes de embasamento utilizadas nesta proposta de trabalho.

GAIER, M. B. Aprendendo a programar em Arduíno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, 2011.

MCROBERTS M. Arduino Básico, São Paulo: Novatec Editora, 2011.

STEVAN JR, S. L.; SILVA, R. A. Automação e Instrumentação Industrial com Arduino – Teoria e Projetos, São Paulo: Érica, 2015.

ARDUÍNO, disponível em: http://www.arduino.cc/. Acessado em 10/09/2015.

FILIPEFLOP, disponível em: http://www.filipeflop.com/. Acessado em 22/11/2016.

LABORATÓRIO DE GARAGEM, disponível em: http://labdegaragem.com/. Acessado em 29/11/2016.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Matos, A. C., & Larquer, T. R. (2017). DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO UTILIZANDO ARDUÍNO. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/333