A PESQUISA HISTÓRICA INTEGRADA AO ENSINO DE ELETROTÉCNICA: análise documental dos projetos de instalações elétricas

Esther Cristina de Castro Caixeta, Luis Fernando Tosta Barbato

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo entender como os projetos de instalações elétricas evoluíram no decorrer da história, desde sua criação, no século XIX, até os dias atuais. Através da análise documental de projetos de instalações elétricas antigos, que estão sendo buscados em museus, arquivos e outros centros de preservação da memória, e uma posterior análise comparativa com os atuais projetos de instalações elétricas, buscaremos observar as mudanças ocorridas no desenvolvimento desses projetos, contribuindo assim com os conhecimentos acerca da História da Eletricidade e da História da Ciência. Também é objetivo desse projeto de pesquisa recuperar possíveis técnicas perdidas no decorrer da história, e que poderiam vir a serem úteis para o desenvolvimento da Eletrotécnica atual. Através da pesquisa pudemos observar que a Eletrotécnica passou por uma evolução muito grande nos últimos tempos, sendo que os projetos de instalações elétricas refletem isso. A pesquisa também tem como objetivo mostrar que é possível realizar pesquisas integrando a História com disciplinas técnicas aparentemente tão distantes, como é o caso das disciplinas do curso de Eletrotécnica, o que evidencia que um curso que de fato integre as disciplinas do currículo básico com as do currículo técnico não só é possível como é extremamente importante para a formação do profissional de nível técnico completo, uma vez que para a realização de uma pesquisa como essa, que tem como base a história, é necessário um conhecimento profundo das disciplinas técnicas, o que acaba também por colaborar para a formação profissional desses estudantes.


Texto completo:

PDF

Referências


BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

CUNHA, Lívia. Memória da Eletricidade. In. O Setor Elétrico, abril de 2010.

SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia. Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.