RESPOSTA DA SOJA UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE INOCULAÇÃO COM BRADYRHIZOBIUM.

Autores

  • Lorrayne Lucinda Silva Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
  • Luciana Santos Rodrigues Costa Pinto Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Resumo

A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma cultura de grande importância nacional e mundial. Sendo que o Brasil é o principal produtor da cultura. Devido a sua grande importância econômica e nutricional se faz necessário o estudo da cultura em relação ao aumento da produtividade que está inteiramente ligado a necessidade que a cultura tem de nitrogênio (N) Basicamente, as fontes de N disponíveis são os fertilizantes nitrogenados e a fixação biológica do nitrogênio (FBN) e pode, dependendo de sua eficiência, fornecer todo o N que a soja necessita. Nesse sentido o trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da aplicação do inoculante comercial de rhizobactéria (Bradyrhizobium japonicum) na cultura da soja com o fornecimento da adubação nitrogenada e em diferentes concentrações de molibdênio. Os parâmetros avaliados foram: número de folhas por planta, teor de clorofila, desenvolvimento radicular, massa fresca total, massa seca e massa seca do sistema radicular. As avaliações foram realizadas aos 45 e 81 dias após a emergência. Aos 81 dias foi realizada a colheita de vagens e a contagem do número de grãos para a determinação da produtividade. Os tratamentos com inoculação apresentaram significativamente um maior número de folhas quando comparado com o não inoculado. Os demais parâmetros não apresentaram diferenças significativas nos tratamentos com e sem inoculação em todas as formulações de fertilizantes testadas. 

Referências

GOMES, L.A.A.; SILVA, E.C.; FAQUIM, V. Recomendações de adubação para cultivos em ambiente protegido. In: RIBEIRO, A.C.; GUIMARÃES, P.T.G.; ALVAREZ, V.H.; Recomendações para uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais. 5ª Aproximação. Viçosa: CFSEMG, 1999

HERMAM, J. C. (Ed) Como a planta de soja se desenvolve. Tradução de G. M. de Souza Câmara. Piracicaba: Potafós, 1997. 22p. (Special Report, 53).

LYNCH, J. Root architecture and plant productivity. Plant Physiology, Waterbury, v. 109, n. 1, p. 7-13, Sept. 1995.

REIS, E. M., A. C. R. BRESOLIN, E M. CARMONA. 2006. Doenças da soja I: Ferrugem asiática.Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.Disponível em http://www.cisoja.com.br/index.php?p=artigo&idA=269. Acesso em 10 de janeiro de 2017.

SEDIYAMA, T.; PEREIRA, M. G.; SEDIYAMA, C. S.; GOMES, J. L. L. Cultura da Soja; 1a parte. Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, 96 p. 1985.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 719 p.

VARGAS, M. A. T.; HUNGRIA, M. Fixação biológica do nitrogênio em soja. In: VARGAS, M. A. T.; HUNGRIA, M. (ed.) Biologia dos solos de cerrados. Planaltina: EMBRAPA-CPAC, p. 295-360, 1997.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Silva, L. L., & Rodrigues Costa Pinto, L. S. (2017). RESPOSTA DA SOJA UTILIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE INOCULAÇÃO COM BRADYRHIZOBIUM. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/315