O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS DE CASOS DE DENGUE EM PATOS DE MINAS, MG

Autores

  • Fernanda Santos Andrade Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Neide Maria Silva Martins Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

A dengue é uma arbovirose transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti, e tem se mantido há muitos anos como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. Em cidades de grande porte a ocupação desigual do espaço forma paisagens que podem promover níveis diferenciados de transmissão da dengue. Realizou-se um estudo cujo objetivo era avaliar a distribuição geográfica de casos notificados de dengue no período de Março a Novembro de 2016 no município de Patos de Minas-MG. Neste estudo foram utilizados como base de dados os casos notificados de dengue e os dados de infestação pelo vetor. Todas as localidades com casos confirmados foram georreferenciados através do endereço de residência, usando-se o sistema livre de informações geográficas Google Earth. Tendências de ocorrência de focos de dengue estudadas ao longo do tempo e do espaço podem contribuir para a formulação de políticas públicas que envolvam e beneficiem a saúde da população. Após o georreferenciamento, as áreas com maior número de ocorrências foram avaliadas sob a ótica de índices sociais para se encontrar fatores que influenciam na presença de casos de dengue nessas áreas. De todos os índices levantados o que realmente se mostrou decisivo foi a relação inversamente proporcional entre porcentagem de moradias ocupadas e não ocupadas.

Biografia do Autor

Fernanda Santos Andrade, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Professora EBTT do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, formada em Engenharia de Minas com Especialização em Tratamento de Minérios

Referências

BARCELLOS, Christovam et al . Identificação de locais com potencial de transmissão de dengue em Porto Alegre através de técnicas de geoprocessamento. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Uberaba , v. 38, n. 3, p. 246-250, mai. 2005 .

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades 2016. Brasília, 2016. Disponível em: http://cod.ibge.gov.br/K6I>. Acesso em: 31 ago. 2016

KALRA, N.L. et al. Epidemiological and entomological study of an outbreak of dengue fever at Ajmer, Rajasthan. The Journal of communicable diseases. v. 8, p. 261–279. 1976.

OLIVEIRA, Carine Ervolino de et al. Características sociodemográficas da mortalidade por câncer de boca em Bauru, SP, no período de 1991 a 2001: uso de geoprocessamento. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 11, n. 2, p.185-195, jun. 2008.

Patos de Minas (MG). Prefeitura. 2016. Disponível em: <http://www.patosdeminas.mg.gov.br/acidade/historia.php>. Acesso em: 31 ago. 2016.

TEIXEIRA, M.G. et al. Dengue: twenty-five years since reemergence in Brazil. Cadernos de Saúde Pública. v. 25, sup.1, S7-S18, 2009.

VICENTE, Creuza Rachel. Características sociodemográficas e fatores relacionados à assistência dos casos de dengue ocorridos em Vitória no ano de 2011. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)- Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Andrade, F. S., & Martins, N. M. S. (2017). O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS DE CASOS DE DENGUE EM PATOS DE MINAS, MG. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/278

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)