VIABILIDADE ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE AGROINDÚSTRIA DE LATICÍNIO NUMA COOPERATIVA DE URUTAÍ- GOIÁS

Autores

  • Ester Melo Vieira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Eduardo Nunes Magalhães Instituto Federal do Triângulo MIneiro
  • Murilo Pires Ferreira Instituto Federal Goiano

Resumo

Analisar a viabilidade econômica-financeira de um projeto significa estimar e analisar as perspectivas de desempenho financeiro do produto. Essa análise é de certa forma iniciada na própria definição dos produtos a serem produzidos, na fase de Planejamento Estratégico do Produto, pois, ao escolher um dos produtos para ser desenvolvido, dará retorno financeiro compatível com as expectativas de mercado. O estudo desenvolvido neste trabalho foi a análise de viabilidade econômica para a construção de uma agroindústria de produto lácteo (APL) para cooperativa do município de Urutaí – GO. Os produtos definidos para o estudo foi a produção de leite pausterizado e queijo mussarela logicamente com projeções par outros produtos como as bebidas lácteas. Foi confeccionado um formulário e realizada visita a cada cooperado sendo que, de posse destes dados levantou-se, entre outros: a produção leiteira total da bacia, condições financeiras e sanidade do rebanho. Foi realizado um levantamento de todos os gastos necessários para implantação do laticínio, bem como estudos financeiros para prever a rentabilidade, lucratividade e prazo de retorno do investimento. Será necessário que a agroindústria de produto lácteo trabalhe 26,92 dias para pagar o custo fixo total mensal (CFTM) do empreendimento, logo, o lucro financeiro mensal (LFM), descontados os impostos, será de R$ 61.925,88.  Além de apresentar-se positivo e rentável, o LFM poderá ser utilizado para amortização da dívida, o que poderia levar o investimento total a ser pago em aproximadamente 9 meses. Caso cada cooperado retire apenas 50% do lucro presumido do negócio, teríamos o pagamento em 18 meses.

Referências

CARLI, S.B; MARCELLO, I.E; GOMES, G; HEIN, N. Métodos de atribuição de custos conjuntos aplicados ao setor de laticínio: estudo de caso no laticínio Boa Esperança do Iguaçu Ltda. Custos e @gronegócioonline - v. 8, n. 1 – Jan/Mar - 2012.

CHADDAD, F. R. Cooperativas no agronegócio do leite: mudanças organizacionais e estratégicas em resposta à globalização. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 69-78, 2007.

FAEG. Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite de Goiás: relatório de pesquisa. - Sebastião Teixeira Gomes - Goiânia: FAEG. 2009.

FERREIRA, M. A. M; BRAGA, M, J. Desempenho das cooperativas na indústria de laticínios do Brasil: uma abordagem por grupos estratégicos. Revista de Administração. São Paulo, v.42, n.3, p.302-312, jul. /Ago. /Set. 2007.

FREZATTI, F. Gestão da Viabilidade econômico-financeira dos projetos de investimento. São Paulo: Atlas, 2008.

MACHADO, E. C. et al. Características físico-químicas e sensoriais do queijo Minas artesanal produzido na região do Serro, Minas Gerais. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 24, n. 4, p. 516-521, out./dez. 2004.

OAIGEN, R. P.; BARCELLOS, J. O. J.; CHRISTOFARI, L. F. Análise da sensibilidade da metodologia dos centros de custos mediante a introdução de tecnologias em um sistema de produção de cria. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 38, n. 6, p. 1155- 1162, jun. 2006.

SARAIVA, C. B; MENDONÇA, R. C. S; SANTOS, A. L; PEREIRA, D. A. Consumo de água e geração de efluentes em uma indústria de laticínios.Rev. Inst. Latic. “Cândido Tostes”, Mar/Jun., nº 367/368, 64: 10-18, 2009.

TEIXEIRA, W. A. O Processo de Desenvolvimento Geoeconômico do Complexo Agroindustrial Cooperativista na Mesorregião Norte Central Paranaense. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista – UNESP, Presidente Prudente, 2002.

VARIAN, H. A. Microeconomia, um curso introdutório. Editora Campus, Rio de Janeiro, 2012.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Vieira, E. M., Magalhães, E. N., & Ferreira, M. P. (2017). VIABILIDADE ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE AGROINDÚSTRIA DE LATICÍNIO NUMA COOPERATIVA DE URUTAÍ- GOIÁS. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/258