REUNIÃO PSICOPEDAGÓGICA: UMA IMPORTANTE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Marlei José de Souza Dias IFTM- Campus Uberlândia
  • Deborah Santesso Bonnas IFTM- Campus Uberlândia
  • Márcia Lopes Vieira IFTM- Campus Uberlândia
  • Caroline Silva Severino IFTM- Campus Uberlândia
  • Nísia Maria Tersa Salles IFTM- Campus Uberlândia

Palavras-chave:

inclusão, diversidade, quadro informativo, reunião psicopedagógica

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência que demonstra que as práticas de inclusão e integração estão presentes nos espaços escolares para discutir ferramentas que busquem: sistematizar as necessidades específicas dos discentes; proporcionando integração interdisciplinar e trabalho colaborativo e dialogado entre as equipes; em um espaço de compartilhamento de angústias, motivações, técnicas didáticas, metodologias de trabalho, percepções e informações sobre as necessidades específicas dos discentes e aspectos relacionados. Como aporte teórico utilizamos as legislações, além dos estudos sobre inclusão; diversidade; ritmos de aprendizagem; formação de docentes; apoio especializado; a complexidade da construção dos conhecimentos; sobre o novo modelo de sociedade, educação e novos valores; trabalho colaborativo do docente e sua formação para um trabalhos mais dialógico. A metodologia do trabalho consiste na criação de uma ferramenta virtual intitulada Quadro Informativo (Q.I.), onde as informações sobre as necessidades específicas dos discentes são estruturadas para consulta, orientação e preparação do docente, e são atualizados ao longo da vida acadêmica do discente. A Reunião Psicopedagógica foi organizada em um círculo composto pelos docentes da respectiva turma e equipe de acompanhamento e atendimento ao discente, onde são exibidos os slides com o QI de cada discente para que seja realizado o diálogo, o compartilhamento das informações e as orientações aos docentes. Estas ferramentas estruturam-se na realidade desse desafio e tem apresentado resultados exitosos na concretização dos seus objetivos pelas suas características colaborativas, interdisciplinares e sistematizadas e seu foco nas propostas da educação e adequações às especificidades dos discentes.

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Publicado

01/10/2019