MONITORIAS: ATIVIDADE ACADÊMICA QUE CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NO IFTM - CAMPUS ITUIUTABA
Palavras-chave:
monitoria, ensino-aprendizagem, experiências.Resumo
Resumo:
As experiências vivenciadas no âmbito das monitorias acadêmicas desenvolvidas pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM - Campus Ituiutaba têm como fundamento e concepção educacional, a formação humana, ampla e integral. Sendo objeto desse trabalho relatar o papel estratégico da monitoria como uma atividade acadêmica de ação pedagógica institucional visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem, a permanência e o êxito dos estudantes matriculados nos cursos ofertados. Utilizou-se como base para a elaboração deste texto apoio da literatura de Freire (1996), Frison (2016), Araújo e Moreira (2005), Romanowski (2010) e pôde-se constatar que as atividades de ensino desenvolvidas por meio da monitoria possibilitam ao estudante elaborar e reelaborar seus conhecimentos, atribuindo-lhes significados ao processo e a autoria na construção de sua aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro / declaramos que o capítulo submetido ao Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é inédito e de minha / nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.