RECEPÇÃO CIDADÃ: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES HUMANIZADAS VISANDO À PERMANÊNCIA E O ÊXITO ESTUDANTIL NO IFTM – CAMPUS UBERLÂNDIA
Palavras-chave:
Permanência e Êxito, Trote, Recepção CidadãResumo
O objetivo deste trabalho é descrever uma experiência exitosa em recepção de alunos ingressantes ocorrida no IFTM Campus Uberlândia, a qual contribui para o estabelecimento de vínculos harmoniosos entre os discentes. Sendo as relações estabelecidas no ambiente escolar condicionantes que podem interferir na permanência e no êxito do estudante, ações que visem instaurar uma cultura de recepção humanizada e integrada com os diversos setores da instituição, podem minimizar possíveis casos de abandono ou evasão de estudantes. Com isso, a finalidade da Recepção Cidadã ganha novo escopo no sentido de promover uma recepção acolhedora, buscando melhorar a integração ao ambiente escolar e coibir o trote violento. Tal projeto é dividido em quatro etapas: planejamento, acolhimento no período de matrícula; atividades no início do semestre, e confraternização. Vários resultados positivos foram percebidos, como diminuição da ocorrência de rixas e trotes no ambiente institucional, bem como a diminuição da evasão ocasionada por problemas de relações violentas e desgastantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro / declaramos que o capítulo submetido ao Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é inédito e de minha / nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.