AÇÕES EXITOSAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO IFTM- CAMPUS PATROCÍNIO
Palavras-chave:
Educação, Permanência e Êxito, NAPNE, Educação EspecialResumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar as ações exitosas desenvolvidas no processo de acompanhamento de discentes com necessidades educacionais específicas, para o êxito e permanência destes alunos no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patrocínio – IFTM. Serão apresentadas as ações realizadas em torno das seguintes dimensões: estrutura física institucional, capacitação de servidores, recursos pedagógicos adaptados e saúde física e mental. Esse estudo realizou pesquisa documental e se classifica como pesquisa-ação porque, a partir das orientações da legislação quanto à necessidade de redução das taxas de evasão e retenção, foram realizadas intervenções no processo educativo, no que tange, em especial, as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. Conclui-se que o diferencial das experiências de êxito foram as articulações desse setor com instituições externas as quais tem permitido a consolidação do processo de intervenção de forma contínua e integrada na busca da superação de barreiras na área da educação inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro / declaramos que o capítulo submetido ao Livro “Processos e Práticas de Ensino no IFTM” é inédito e de minha / nossa autoria e responsabilidade, não tendo sido submetido à avaliação ou publicado em outros meios de comunicação.