AÇÕES EXITOSAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO IFTM- CAMPUS PATROCÍNIO

Autores

  • Ana Lucia Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio
  • Jeanne Gonçalves Rocha IFTM - Campus Patrocínio
  • Laila Lidiane da Costa Galvão IFTM - Campus Patrocínio
  • Luciano Marcos Curi IFTM - Campus Patrocínio

Palavras-chave:

Educação, Permanência e Êxito, NAPNE, Educação Especial

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar as ações exitosas desenvolvidas no processo de acompanhamento de discentes com necessidades educacionais específicas, para o êxito e permanência destes alunos no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patrocínio – IFTM. Serão apresentadas as ações realizadas em torno das seguintes dimensões: estrutura física institucional, capacitação de servidores, recursos pedagógicos adaptados e saúde física e mental. Esse estudo realizou pesquisa documental e se classifica como pesquisa-ação porque, a partir das orientações da legislação quanto à necessidade de redução das taxas de evasão e retenção, foram realizadas intervenções no processo educativo, no que tange, em especial, as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. Conclui-se que o diferencial das experiências de êxito foram as articulações desse setor com instituições externas as quais tem permitido a consolidação do processo de intervenção de forma contínua e integrada na busca da superação de barreiras na área da educação inclusiva.

Downloads

Publicado

24/06/2017