A FLUTUAÇÃO DE SOLUÇÕES LÍQUIDAS EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES E O CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Alexandre Geraldo Viana Faria Doutor em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Coxim, MS, Brasil.
  • Márcia Almeida de Carvalho Passos Márcia Almeida de Carvalho Passos Licenciada em Química, Secretaria Estadual de Educação. Escola Estadual José Ferreira da Costa. Costa Rica, MS, Brasil.
  • Joseila Aparecida Bergamo Especialista em Química, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Coxim, MS, Brasil.

Palavras-chave:

Densidade, obstáculo epistemológico, sequência didática.

Resumo

Neste artigo é descrito a aplicação e a avaliação de uma sequência didática desenvolvida em Escola Pública da cidade de Coxim-MS, com trinta e dois estudantes, no contra turno de suas aulas, acompanhados da professora regente. Trata-se de uma sequência de ações metodológica como estratégia para a superação de obstáculo verbalista, visando à compreensão do conceito de densidade, conforme a epistemologia bachelardiana. Estudos apontam, e este trabalho confirmou, que a maior parte dos estudantes possuem dificuldades na compreensão do conceito e q­­ue a forma tradicional de ensino não é eficiente para a sua assimilação. Os estudantes envolvidos na ação participaram de forma voluntária e se mostraram empenhados em participar das aulas, deixando transparecer que, em cada etapa aplicada, a aprendizagem do conceito ia sendo construída e consolidada. Os dados colhidos durante a aplicação da sequência didática, por meio de anotações, relatórios e entrevistas semiestruturadas foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Dessa forma, a sequência didática passa a ser mais uma ferramenta disponível para ser usada em aulas de química, especificamente na construção do conceito de densidade.

Biografia do Autor

Alexandre Geraldo Viana Faria, Doutor em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Coxim, MS, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Mestre em Ensino de Ciências (PPEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de concentração em Ensino de Química. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, onde ajudou a implantar o curso de Licenciatura em Química e que coordenou por cinco anos. Foi Professor de química da Instituição de Ensino Latino Americano, onde coordenou por 15 anos o ensino médio da instituição. Colaborou na implantação da escola Cefron ? Centro Educacional da Fronteira na cidade de Bela Vista/MS onde foi Coordenador Geral por 6 anos. É ator e diretor de teatro e possui amplo trabalho artístico presidindo a Federação Sul Mato-grossense de Teatro FESMAT no período 2005/ 2007. Possui experiência na execução de feiras de ciências, feiras culturais, congressos científicos, festivais de teatro e outros

Márcia Almeida de Carvalho Passos, Márcia Almeida de Carvalho Passos Licenciada em Química, Secretaria Estadual de Educação. Escola Estadual José Ferreira da Costa. Costa Rica, MS, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, professora de rede estadual de ensino. Foi bolsista CAPES pidiana.

Joseila Aparecida Bergamo, Especialista em Química, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Coxim, MS, Brasil.

Graduada em Química pela Faculdade da Grande Fortaleza (2012).Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2005). Pós Graduada em Química pela Universidade Federal de Lavras/MG (2009), . Atua como professora de Química na Fundação Educacional de Coxim/MS e Técnica de Laboratório no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Coxim/MS. Voluntária do PIBID.

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

Faria, A. G. V., Passos, M. A. de C., & Bergamo, J. A. (2020). A FLUTUAÇÃO DE SOLUÇÕES LÍQUIDAS EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES E O CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 6(2), 37–42. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/903

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação