METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O Peer Instruction

Autores

  • Expedicto Ribeiro de Carvalho Junior Mestre em Ciências, Professor da Rede Municipal de Taubaté, SP, Brasil. bio_dito@hotmail.com
  • Daniel Fernandes da Silva Mestre em Ciências, Professor da Rede Municipal de Taubaté-SP, Taubaté, SP, Brasil. danfsubatuba@usp.br
  • Célia Regina Tomachuk dos Santos Catuogno Professora, Doutora da Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena USP/EEL, Lorena, SP. Brasil. celiatomachuk@usp.br
  • Estaner Claro Romão Professor Livre Docente da Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, SP, Brasil. estaner23@usp.br

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Metodologias Ativas, Peer Instruction

Resumo

Atualmente, é cada vez mais corriqueiro o debate em torno do aprendizado ativo e das metodologias ativas como forma de contrapor o ensino tradicional praticado nas escolas brasileiras, pois têm como objetivo fazer com que o aluno construa e aprenda de forma efetiva e participativa. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi mostrar a aplicação de uma metodologia ativa denominada “Peer Instruction” e discutir os resultados obtidos, apontando para os pontos positivos e negativos por meio das observações aferidas. Para sua aplicação, o projeto foi desenvolvido em duas escolas municipais públicas localizadas na região do Vale do Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo, em duas disciplinas distintas, matemática e ciências. Um total de 58 alunos, sendo 29 da escola “A” e 29 da escola “B”, com faixa etária entre 10 e 14 anos, foi submetido às seguintes etapas da aplicação: apresentação da metodologia; leitura individualizada do texto explicativo/contextualizado e levantamento das dúvidas; explanação do professor; aplicação do questionário e coleta dos resultados por flashcards; e discussão por pares. Os resultados são apresentados de maneira gráfica, mas sua análise é de forma qualitativa, pois visamos não somente discutir as possíveis melhorias por meio da metodologia, mas de forma abrangente discutir as relações envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo mostra que o uso da Peer Instruction é uma ferramenta poderosa no auxílio do ensino-aprendizagem da matemática.

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Publicado

02-05-2018

Como Citar

Carvalho Junior, E. R. de, Silva, D. F. da, Catuogno, C. R. T. dos S., & Romão, E. C. (2018). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O Peer Instruction. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 4(1), 50–60. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/399

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação