A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Letícia do Carmo Dutra Dias Mestre em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGECOL), Juiz de Fora, MG, Brasil. leticiadias_15@hotmail.com
  • Breno Moreira Doutorando em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGECOL), Juiz de Fora, MG, Brasil. biomota2009@hotmail.com

Palavras-chave:

Agenda 21, Biologia, Ensino Médio, Meio Ambiente.

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve como objeto avaliar e auxiliar a inserção da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, especificamente no município de Juiz de Fora. O trabalho foi realizado no mês de junho de 2012 e teve como instrumento de coleta de dados um questionário formulado previamente em aulas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora e um texto produzido pelos alunos da rede estadual, no qual eles deveriam criar suas próprias Agendas 21 locais, falando sobre os principais problemas ambientais enfrentados por eles e seus familiares em sua cidade, e especificamente em seus bairros. Através deste estudo foi possível perceber que este é um assunto que desperta grande interesse nos alunos, principalmente quando é trabalhado de forma inserida em suas realidades. Porém, a educação ambiental precisa ser melhor trabalhada nesta e em outras escolas, uma vez que o tema normalmente fica restrito a campanhas temporárias e não é trabalhado de forma interdisciplinar e continuada durante o ano letivo, o que por vezes faz o aluno pensar na EA momentânea, mas não o faz pensar acerca do tema de forma contínua em sua vida.Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve como objeto avaliar e auxiliar a inserção da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, especificamente no município de Juiz de Fora. O trabalho foi realizado no mês de junho de 2012 e teve como instrumento de coleta de dados um questionário formulado previamente em aulas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora e um texto produzido pelos alunos da rede estadual, no qual eles deveriam criar suas próprias Agendas 21 locais, falando sobre os principais problemas ambientais enfrentados por eles e seus familiares em sua cidade, e especificamente em seus bairros. Através deste estudo foi possível perceber que este é um assunto que desperta grande interesse nos alunos, principalmente quando é trabalhado de forma inserida em suas realidades. Porém, a educação ambiental precisa ser melhor trabalhada nesta e em outras escolas, uma vez que o tema normalmente fica restrito a campanhas temporárias e não é trabalhado de forma interdisciplinar e continuada durante o ano letivo, o que por vezes faz o aluno pensar na EA momentânea, mas não o faz pensar acerca do tema de forma contínua em sua vida.

Referências

AMARAL, M. T. A Dimensão Ambiental na Cultura Educacional Brasileira. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 88, n. 218, p. 107-121. 2007.

BARBOSA, G. S. O Desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões. 4ª Edição, nº 4, Volume 1. 2008.

BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. S.. Percepção de professo¬res sobre a educação ambiental no ensino fundamental. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 57-69, jan./dez. 2001.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999.

BRUNDTLAND, G. H. (Org.) Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1987.

CANEPA, C. Cidades Sustentáveis: o município como lócus da sustentabilidade. São Paulo: Editora RCS. 2007.

CARNEIRO, S. M. M. A dimensão ambiental da educação escolar de 1ª - 4ª série do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) Universidade Federal do Paraná, 1999.

DIB-FERREIRA, D. R. Dicas para práticas em Educação Ambiental. 2011. Acesso em: novembro de 2013. Disponível em: http://diariodoprofessor.com.

DOBROVOLSKI, R. Para além do vestibular: a educação ambiental no Ensino Médio. In: Eunice Aita Isaia Kindel; Fabiano Weber da Silva; Yanina Micaela Sammarco. (Org.). Educação ambiental: vários olhares e várias práticas. 1ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2004, v. , p. 97-104.

SILVA, F. W.; SAMMARCO, Y. M. Educação Ambiental. Vários olhares e várias práticas. Porto Alegre: Editora Mediação. Cap. 12, p. 97-103. 2004.

KAWASAKI, C. S.; CARVALHO, L. M. Tendências da Pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 25 n. 03 p. 143-157. 2009.

KINDEL, E. A. I.; SILVA, F. W. ; SAMMARCO, Y. M.. Educação Ambiental: vários olhares e várias práticas. Porto Alegre, Mediação. 107 p. 2004.

LOUREIRO, C. F. B. O movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

MININNI, N. M. Elementos para a introdução da di¬mensão ambiental na educação escolar – 1º grau. In: IBAMA. Amazônia: uma proposta interdisciplinar de educação ambiental – Documentos Metodológicos, Brasília, p. 13-82. 1994.

OSÓRIO, M. R. V. Professores e Educação Ambiental: implicações para o currículo. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 92, n. 231, p. 399-416, maio/ago. 2011.

ROCHA, G. C.; LATUF, M. O. ; CARMO, L. F. Z. Mapeamento de riscos ambientais à escorregamentos na área urbana de Juiz de Fora, MG. Geografia, v. 12, n. 1. Jan/Jun. 2003.

RODRIGUES, A. C.; PINTO, V. P. S. Conflitos Ambientais e Relações CTSA em Juiz de Fora, MG: Saberes dos que deles participam. In: Anais VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, Florianópolis. 2000. Acessado em: Junho de 2013. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/74.pdf

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2007.

VEIGA, J. E. Cidades Imaginárias – o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Editora da Unicamp. 2005.

Downloads

Publicado

06-05-2016

Como Citar

Dias, L. do C. D., & Moreira, B. (2016). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 2(1), 57–64. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/39

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação