PROJETO ENERGIA PARA TODOS: TRANSVERSALIDADE, INTERDISCIPLINALIDADE E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Daniel Fernandes da Silva Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo (USP). Taubaté, BA, Brazil. danfsubatuba@usp.br
  • Estaner Claro Romão Doutor em Engenharia Mecânica. Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo (USP), Lorena, SP, Brazil. estaner23@usp.br
  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Guaratinguetá, SP, Brazil. marco.aurelio.feg@gmail.com

Palavras-chave:

Energia elétrica, Transversalidade, Interdisciplinaridade, Tecnologia de Informação e Comunicação.

Resumo

No âmbito educacional muito tem se falado sobre projetos que envolvam a transversalidade e a interdisciplinaridade. O trabalho apresentado no presente artigo foi desenvolvido com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, no qual buscamos aliar um tema atual como a crise energética brasileira e transformá-lo em um projeto escolar que envolva não somente a transversalidade e a interdisciplinaridade, mas também o uso de tecnologias de informação e comunicação, como meio de promover a inclusão digital e a busca por novos saberes para que a aprendizagem seja significativa, desenvolvendo a conscientização e promovendo ações que possibilitem a reflexão acerca do tema.

Biografia do Autor

Daniel Fernandes da Silva, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo (USP). Taubaté, BA, Brazil. danfsubatuba@usp.br

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade de Taubaté (2006). Atualmente é estatutário - Secretaria da Educação do Estado de SP e estatutário da Prefeitura de Taubaté SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Estaner Claro Romão, Doutor em Engenharia Mecânica. Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo (USP), Lorena, SP, Brazil. estaner23@usp.br

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos e Transferência de Calor e Massa, atuando principalmente na área de Princípios Variacionais e Métodos Numéricas para Fenômenos dos Transportes.

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Guaratinguetá, SP, Brazil. marco.aurelio.feg@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6),no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Conceito Capes 3) e no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 3). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

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Publicado

06-12-2016

Como Citar

da Silva, D. F., Romão, E. C., & Monteiro, M. A. A. (2016). PROJETO ENERGIA PARA TODOS: TRANSVERSALIDADE, INTERDISCIPLINALIDADE E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, (2), 58–64. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/158

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação

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