A LÓGICA FORMAL/ARISTOTÉLICA NA PRÁTICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Samuel de Jesus Duarte Instituto Federal do Triângulo Mineiro, (IFTM). Paracatu - MG, Brasil. E-mail: samuelduarte@iftm.edu.br;
  • Sterphany Alves Teixeira Instituto Federal do Triângulo Mineiro, (IFTM). Paracatu - MG, Brasil. E-mail: sterphanycrosfox1@hotmail.com

Palavras-chave:

Filosofia, Lógica, Raciocínio, . Aristóteles.

Resumo

O paradigma tecnológico e científico é predominante, mas ainda permanecem formas de organização da vida social e pessoal que não estão baseadas nos princípios considerados racionais pela filosofia e pela ciência. Isso se faz perceptível de forma marcante nos comportamentos dos adolescentes e jovens em suas práticas cotidianas, principalmente, na vida escolar. Não raro, eles se deixam levar por falácias e argumentos inválidos, revelando desconhecimento dos princípios lógicos. Esse artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo detectar a existência de raciocínios incorretos/falácias na organização das falas, das pesquisas, das provas dos estudantes do Ensino Médio Integrado. Utiliza a lógica aristotélica e pesquisar/sugerir instrumentos para praticar os mecanismos de raciocínio correto com a utilização da lógica formal como instrumento para uma análise crítica da realidade e para a aquisição de habilidades na resolução de problemas. Foram realizadas pesquisas no intuito de identificar, no estudo da lógica, as principais falácias. A partir do material coletado, foram selecionadas as principais falácias com o objetivo de identificar nas falas e textos dos estudantes as impropriedades discursivas no que diz respeito à utilização da lógica aristotélica. Constatou-se grande quantidade de falácias, raciocínios incorretos e impropriedades no que se refere à utilização da lógica em debates, argumentações, diálogos formais e informais.

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Publicado

06-12-2016

Como Citar

Duarte, S. de J., & Teixeira, S. A. (2016). A LÓGICA FORMAL/ARISTOTÉLICA NA PRÁTICA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, (2), 43–48. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/129

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação