Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Inova Ciência e Tecnologia / Innovative Science and Technology Journal - RICT / ISTJ é um periódico de divulgação científica publicado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Uberaba, MG, Brasil, e tem por missão divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas.

A revista objetiva publicar artigos originais e inéditos, elaborados em Português e Inglês, nas áreas de Agronomia, Zootecnia,  Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência da Computação e Educação.

Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site Revista INOVA, e nas seguintes formas: artigos ou notas científicas/técnicas e revisões de literatura sobre tema específico e a convite do editor.

O trabalho submetido à publicação deverá ser cadastrado no portal da revista. O cadastro deverá ser preenchido pelo autor correspondente que deverá colar um e-mail no arquivo word, de termo de concordância com a submissão, de cada co-autor.

 

Políticas de Seção

Ciências Agrárias - Agronomia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Agrárias - Zootecnia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Humanas - Educação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Sociais e Aplicadas / Admin. (Logística/Gestão)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Numa primeira etapa, todos os artigos serão submetidos a pré-análise pela Equipe Editorial. Nessa análise, consideram-se aspectos como escopo, apresentação do artigo segundo as normas da revista, formulação do objetivo de forma clara, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização da revisão da literatura, coerência e precisão da metodologia, resultados com contribuição significativa (aplicando o critério da relevância relativa, pelo qual são selecionados trabalhos com contribuição científica mais significativa), discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência das conclusões.

Os artigos pré-selecionados poderão ser devolvidos ao(s) autor(es) para reformulação, antes de serem encaminhados para uma análise mais aprofundada por parte de pelo menos dois Revisores ou serem denegados.

A partir dos pareceres e sugestões dos Revisores sobre o artigo, a Equipe Editorial poderá recusá-lo ou devolver ao(s) autor(es) com as sugestões dos Revisores e da Equipe Editorial ao texto dos artigos; entretanto, o(s) mesmo(s) tem (êm) o direito de não acatá-las mediante justificativa expressa, que será analisada pela Equipe Editorial.

Salienta-se que, independente dos pareceres dos Revisores, cabe à equipe Editorial, em qualquer etapa de análise a decisão final sobre a aprovação do artigo e o direito de sugerir ou solicitar modificações no texto, julgadas necessárias.

Após aprovação, o artigo é encaminhado para revisão de idiomas. Posteriormente, o artigo é enviado ao autor correspondente na forma de documento pdf, para revisão final, o qual comunicará à Equipe Editorial sobre eventuais correções e alterações.

Após as incorporações, pela equipe de editoração, das correções solicitadas, os arquivos em formato pdf são disponibilizados no Portal da revista.

Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista, são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Os prazos máximos de devolução de artigos corrigidos por parte do(s) autor(es) são de 20 dias para a 1ª versão e de 10 dias para a 2ª versão a contar da data da correspondência encaminhada ao(s) autor(es) pelo Editor.

 

 

Periodicidade

A revista é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ética na pesquisa

A Revista Inova Ciência e Tecnologia zela pelo mais alto padrão ético em seu processo de avaliação e não admite casos de má conduta seja pela Equipe Editorial ou por Autores.

 Todos os Autores, Editores e Revisores são encorajados a estudarem e seguir as orientações do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org) em todas as etapas do processo.

 Todas as suspeitas de má conduta que venham a tona serão investigadas pelo Editor-Chefe sob o mais alto rigor até que sejam esclarecidas. Por outro lado, serão publicadas correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário.

 Autores ao submeterem artigos para avaliação devem sempre:

  • Observar os critérios de atribuição de autoria incluindo somente pesquisadores envolvidos na pesquisa e não incluir como co-autor nomes que não tenham participado do trabalho.
  • Citar e referenciar corretamente todos os dados e interpretações de dados de outras publicações.
  • Relatar qualquer potencial conflito de interesse de todos os autores.
  • Informar todas as fontes de financiamento.
  • Submeter para publicação apenas artigos inéditos e que todos os dados são verdadeiros e autênticos, não podendo ter sido submetidos a qualquer outra publicação.
  • Oferecer retratações ou correções de erros, quando for solicitado pelo editor.

Avaliadores ao receberem convite para avaliar um artigo se comprometem a:

  • Recusar o convite caso tenham quaisquer potenciais conflitos de interesse.
  • Realizar a avaliação eles próprios observando o mais completo rigor.
  • Aceitar convites somente quando estejam capazes de realizar a avaliação dentro do prazo estipulado.
  •  Informar sobre artigo relevante publicado e que não foi citado;
  • Manter sigilo absoluto sobre os artigos revisados.

Editores devem sempre:

  • Zelar para garantir a mais imparcial avaliação por pares possível.
  • Garantir o anonimato de Revisores e Autores.
  • Avaliar e investigar todos os casos e suspeitas de má conduta e falta de ética.
  • Impedir que interesses financeiros possam comprometer os padrões éticos da publicação;
  • Certificar que não há plágio e que não existem dados fraudulentos.

 

Ofício de encaminhamento

(Modelo de carta de encaminhamento de manuscrito)

Local e data


Prezado Editor,

Estamos encaminhando em anexo, o manuscrito: “    ”, para análise e possível publicação na revista Inova Ciência e Tecnologia.
Os autores declaram que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma.
Os autores também declaram que aceitam ceder o direito de reprodução para a revista Inova Ciência e Tecnologia, do manuscrito cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos revisores e editores).

Colar o Termo de Concordância e Originalidade

Deve ser apresentada da seguinte forma: o autor correspondente deve pedir ao(s) coautor(es) que lhe envie(m) um e-mail de concordância com os dizeres:

"Eu, ..., concordo com o conteúdo do trabalho intitulado ‘.....’, estou de acordo com a submissão do mesmo à  Revista Inova Ciência e Tecnologia e confirmo que o mesmo foi gerado a partir de pesquisa original.”

(Obs: encaminhá-lo para o endereço de e-mail pessoal, gerando, assim, os dados da mensagem original: assunto, data, de e para; marcar todo o corpo do e-mail, copiar e depois colar em um arquivo do “Word”. Desta maneira, tem-se todas as cartas de concordância dos coautores num mesmo arquivo). O autor correspondente deve inserir este documento no sistema como documento suplementar. Não serão permitidas mudanças nos nomes de autores a posteriori. Colocar no sistema como documento suplementar.




Atenciosamente,



_________________________________
Nome completo, dados funcionais dos autores



Avaliação Qualis-Capes confirma a importância da revista científica do IFTM

A Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal (RICT/ISTJ), publicada pela EDITORA IFTM, é bem avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Confira a classificação por áreas no Qualis-CAPES 2017:

ENSINOB3
EDUCAÇÃOB4
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMOB4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS IB5
ENGENHARIAS I (Ciência da Computação)B5
CIÊNCIA DOS ALIMENTOSC

O Qualis 2017 é um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Atualmente, a Revista Inova Ciência & Tecnologia possui 6 indexadores:

Indexadores

Abbreviated key title         Rev. Inova Ciênc. Tecnol. (Online)