ORA-PRO-NÓBIS NA MESA: FOCO ALIMENTAR

Autores

  • Rejane de Oliveira Ramos IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Pereskia aculeata Miller. Hortaliça não convencional. Formulações culinárias. Nutrição.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência para o programa de apoio a projetos de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

– Câmpus Uberlândia – edital interno 01/2018. A ampliação do conhecimento sobre as diversas variedades de hortaliças não convencionais existentes no território brasileiro pode contribuir com a promoção e manutenção da saúde da população. A Pereskia aculeata Miller, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis (OPN), de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é classificada como hortaliça não convencional. Em função das características agronômicas, o cultivo doméstico é viável, como hortaliça de baixo custo, fonte alternativa de fibras e sais minerais, possíveis incrementos na qualidade nutricional de alimentos, como bolos, biscoitos de queijo, hambúrgueres, doces a base de frutas, tortas salgadas e pães. Para a realização deste projeto foram elaboradas e testadas várias receitas, a metodologia utilizada foi a seleção de formulações de fácil preparo, para que se reelaborasse com a inclusão da OPN. Deste trabalho pode-se concluir que ora-pro-nóbis tem grande potencial para ser utilizada em diversas formulações culinárias, agregando valor nutricional para as mesmas, tanto em pratos adocicados quanto salgados, cozidos e assados ou crus, na forma pré-seca ou in natura.

 

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Ramos, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA